De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dica de Saúde - Mais da metade de todos os tipos de câncer poderia ser evitada

Sedentarismo, má alimentação e cigarro são responsáveis por milhares de mortes

O tabagismo é responsável por cerca de um terço dos casos de câncer nos Estados Unidos e até três quartos dos casos de câncer de pulmão no país, apontou um artigo publicado na revista Science Translational Medicine. A partir de dados como esses, uma equipe liderada por uma epidemologista do Cancer Center, na Washington University School of Medicine (EUA), chegou à conclusão de que mais da metade de todos os tipos de cânceres é evitável.
Estudos anteriores também mostram que tomar as vacinas contra o HPV e a hepatite poderia prevenir contra o câncer de colo do útero e fígado, respectivamente. O câncer de pele, por sua vez, pode ser evitado com o simples uso de protetores solares ou a não exposição ao sol no intervalo das 10 e às 16 horas.

Os resultados dessa nova análise mostram que praticar exercícios, ter uma dieta equilibrada e não fumar são os principais hábitos capazes de evitar quase metade das 577.000 mortes por câncer nos Estados Unidos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam que, no Brasil, serão 520.000 casos em 2012.

Entretanto, os especialistas apontam uma série de obstáculos que fazem com que a maior parte das pessoas não adote essas medidas simples. Um deles é o ceticismo de que o câncer pode ser evitado e outro é o costume de intervir tarde demais para tratar o problema. Além disso, grande parte das pesquisas analisa o tratamento da doença ao invés da prevenção.

Adote dez passos para prevenir vários tipos de câncer


Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil - sendo responsável por 15,6% dos óbitos -, perdendo apenas para doenças cardiovasculares (como infarto e hipertensão). Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença.

1. Não fume
Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável - os outros 10% são decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também é o grande culpado por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
2. Não abuse de bebidas alcoólicas
"O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado, mas o que mais se nota é que ele potencializa os efeitos do tabaco", justifica o oncologista Gilberto de Castro Jr., do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

3. Use camisinhaHoje, sabe-se que o papiloma vírus humano (HPV) - doença sexualmente transmissível - é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso, é importante sempre com o usar camisinha - até mesmo para o sexo oral.

4. Proteja-se contra a hepatite
O sexo seguro também evita os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C. "Esses tipos de hepatite podem levar à cirrose e evoluir para um câncer do fígado", conta o oncologista Gilberto. No caso da hepatite C, o contágio costuma acontecer por contato sanguíneo, mas ela é igualmente um fator de risco a esse tipo de câncer.


5. Tenha uma dieta equilibrada
Evite o consumo excessivo de açúcares, de gorduras, de carne vermelha, de porco e das processadas. Invista em uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas. Embora nem todos esses alimentos tenha relação direta com o câncer, eles podem desencadear processos que podem dar origem a células cancerosas.

Saiba mais


6. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes
Os alimentos processados - que incluem enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salame, mortadela, bacon e salsicha -, são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena. Por isso, lembra o nutrólogo Roberto Navarro, é importante que esse tipo de alimento seja evitado ao máximo, assim como fast-foods que, em geral, são ricos em processados.


7. Cuidado com o solUse filtro solar diariamente e evite a exposição entre 10h e 16h Os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Por isso proteger-se do sol é algo tão importante na luta contra o câncer. Além do protetor solar - que, alerta Gilberto de Castro Jr., deve ter o mínimo de fator 20 -, é preferível tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h e não abrir mão de barreiras físicas, como chapéus, guarda-sol, bonés e óculos escuros.

8. Pratique atividades físicas todos os dias
A recomendação é de que o exercício tenha duração mínima de 30 minutos A prática de atividades físicas promove um bem geral ao organismo e também protege contra o câncer. Roberto Navarro conta que isso se deve graças à capacidade, em especial de exercícios aeróbicos, de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.


9. Mantenha-se atento à sua saúde
Procure assistência especializada caso note qualquer anormalidade em seu corpo Sabemos que o nosso corpo dá sinais quando algo não está certo. Isso também vale para casos de câncer. É importante que se preste atenção no corpo, pois só assim é possível notar a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal. O oncologista do ICESP aconselha que, ao sinal de algo fora do usual, um médico seja procurado.


10. Faça um check-up anual
É importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico. Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. Entre eles, Gilberto de Castro Jr. lembra da mamografia, que deve ser feita a partir dos 50 anos para detectar o câncer de mama ou a coleta do PSA - exame de sangue que pode detectar câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário