De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

terça-feira, 6 de março de 2012

Curiosidade da Noite - Os erros mais bizarros cometidos nas entrevistas de emprego

EntrevistaEmprego1
Atender o celular ou parecer desinteressado são, evidentemente, atitudes extremamente inconvenientes quando se deseja causar boa impressão numa entrevista de emprego. No entanto, uma pesquisa demonstrou que essas coisas são apenas pequenos detalhes, quando o assunto é entrevista para emprego.

Além dos comportamentos radicalmente errados (mas comuns) como enviar mensagens de texto durante a entrevista, vestir-se de maneira inadequada, mascar chicletes e falar mal de antigos chefes, a pesquisa listou alguns casos reais que chegam a ser bizarros, mas que aconteceram nesse tipo de situação.


Veja só:

  • Um candidato levou um livro intitulado “Como Se Comportar Numa Entrevista De Emprego” junto com ele.

    • Outro candidato perguntou, “Que empresa é essa mesmo?”.

      • Durante uma entrevista por telefone, uma candidata pediu para o entrevistador esperar, enquanto ela atendia outra ligação. Quando voltou para a linha, ela disse que tinha marcado um encontro amoroso para o fim de semana.

        • Um candidato foi para a entrevista vestindo um uniforme de escoteiro e não explicou por quê.

          • Um candidato disse que pontualidade era um dos seus pontos fortes, mas tinha chegado 10 minutos atrasado para a entrevista

            • No caminho para a entrevista, um candidato ultrapassou um carro e mostrou o dedo do meio para o motorista, que, por coincidência, era uma das pessoas que iam entrevistá-lo;

              • Outro tirou os sapatos durante a entrevista;

                • Um candidato pediu um café ao entrevistador;

                  • Quando um candidato não passou na entrevista, voltou e pichou o muro da empresa com palavrões;

                    • Um candidato foi preso pela polícia durante a entrevista, porque uma checagem de antecedentes, feita pelos entrevistadores, mostrou que ele era um foragido da lei;

                      • Uma candidata comentou que não tinha certeza se o trabalho valia “a gasolina para o carro”.

                        Parece absurdo que candidatos atendam o celular durante uma entrevista, ou usem bermudas, mas escutamos essas histórias fantásticas a toda hora”, diz Rosemary Haefner, vice-presidente de recursos humanos da Career Builder, responsável pelo estudo.

                        Orientações

                        Haefner comenta que ser diferente da massa (de uma maneira correta) é certamente um ponto positivo para as empresas. Ela afirma que uma boa entrevista é o resultado de uma combinação da personalidade do candidato, sua experiência profissional e as necessidades da empresa. São recomendadas as seguintes dicas:

                        • Faça uma pesquisa sobre a empresa na Internet, antes da entrevista, veja as novidades que ela apresenta, estude a seção “sobre nós”, que contém informações sobre a companhia e a lista de produtos e serviços que ela oferece.

                          • Mantenha uma apresentação discreta durante a entrevista, seja positivo e jamais fale mal de antigos empregadores.

                            • Prepare exemplos e ideias: traga um resumo da sua vida, das situações em que você conseguiu se sair bem e vencer desafios. Exponha ideias que você pode usar no emprego desejado.


                              OBS: Essa pesquisa foi baseada em conversas com mais de 3 mil profissionais de recursos humanos (RH).

                              Nenhum comentário:

                              Postar um comentário