De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dica de Saúde - Hcor realiza ação gratuita para avaliar distúrbios do sono

do!!!Para alertar a população sobre os distúrbios do sono e esclarecer dúvidas da população, o Hospital do Coração realizará no dia 16 de março uma ação no Conjunto Nacional, em São Paulo. Os visitantes poderão realizar gratuitamente testes para medir a qualidade do sono e uma avaliação para diagnóstico de apneia. "Muitos sofrem com distúrbios do sono, mas desconhecem o diagnóstico. Faremos uma avaliação individualizada e a pessoa já sairá com o resultado na hora", diz o pneumologista Pedro Genta, do Centro de Medicina do Sono HCor.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial apresenta algum tipo de distúrbio do sono. No Brasil, 43% dos habitantes não consegue dormir corretamente, aumentando o risco de desenvolver doenças como hipertensão e diabetes.

Diversos estudos apontam as consequências negativas dos distúrbios do sono. A apneia obstrutiva do sono, por exemplo, está ligada a uma pior qualidade de vida e ao aumento de mortalidade. ?No dia mundial do sono, pretendemos alertar e conscientizar a população para a importância do sono saudável e para os sintomas dos distúrbios do sono e de suas consequências?, conclui Pedro.

Anote na agenda:
Dia mundial do sono HCor - Avaliação gratuita de distúrbios do sono
Dia: 16/03 (sexta-feira) - das 09h às 14h
Local: Edifício Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, nº 2073 - Próximo ao metrô Consolação


Prepare o quarto para dormir bem



Ter um sono de qualidade é essencial para a manutenção do bem-estar e da saúde e, por isso, quando a qualidade do sono não é das melhores, o nosso corpo logo dá sinais. Fique atento a alguns descuidos na hora de preparar o quarto que podem atrapalhar:

Luz acesa


Quando o cômodo em que dormimos está muito claro, o nosso corpo não produz a melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Televisão



Além de interromper a ação da melatonina devido à claridade, a TV também atrapalha por fazer barulho de forma não contínua. Essa alternância deixa o organismo em estado de alerta e não conseguimos passar para a fase profunda do sono. O mesmo acontece com quem tem mania de ouvir músicas agitadas na hora do repouso.

Temperatura


Deixar o quarto em uma temperatura amena também é importante na hora de dormir. Quando o cômodo está muito quente, nosso metabolismo fica acelerado, o que diminui a qualidade do sono. Já na situação oposta, o frio pode causar tremores e contrações musculares durante a noite, que, assim como a variação do som, faz com que o nosso corpo tenha dificuldade de entrar na fase de sono profundo.

Alimentação


Fazer uma boquinha antes de ir dormir pode ajudar ou atrapalhar o sono, dependendo do que você coloca dentro da boca. Comer alimentos gordurosos, além de engordar, diminui bastante a qualidade do sono. Isso acontece porque enquanto digerimos os alimentos, o nosso cérebro continua recebendo estímulos, o que aumenta as chances de pesadelos e insônia. O mais indicado é comer alimentos leves, como sopas e lanches no mínimo duas horas antes de dormir.


Saiba mais



Animal de estimação


Dormir com o cachorro ou com o gato na mesma cama pode ser um costume para muitas pessoas, mas isso também atrapalha a qualidade do sono. Por ter um ciclo de sono mais curto que o nosso, os animais de pequeno porte dormem aproximadamente seis horas. Por isso, eles acordam mais cedo e começam a se mexer, prejudicando a qualidade do sono de quem está dormindo com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário