De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

terça-feira, 13 de março de 2012

Curiosidade da Noite - Sorvetes viciam tanto como quakquer droga

ice
Drogas causam vício porque quem as usa, com o tempo, sente-se cada vez menos satisfeito quando as consome e por isso precisa suprir a insatisfação mais rapidamente e numa quantidade maior. Mas o Instituto de Pesquisa do Oregon (EUA) descobriu que esse fato também tem a ver com alimentos gordurosos e açucarados. O sorvete, por exemplo, pode ter um potencial de vício tão forte quanto qualquer droga ilegal.


No estudo, os pesquisadores interrogaram 151 adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, todos classificados como tendo peso saudável e sem problemas alimentares. Numa entrevista, eles declararam tudo o que haviam comido nas semanas anteriores. No dia do teste, todos tiveram o cérebro ligado a equipamentos de ressonância magnética, enquanto era mostrada a cada um a foto de um milk shake. Conforme os pesquisadores já esperavam, todos sentiram desejo pela sobremesa ao ver a figura. Em seguida, cada um tomou um milk shake de chocolate, enquanto os cientistas estudavam o nível de satisfação. Comparando os resultados, os pesquisadores descobriram que os que haviam consumido mais sorvete, nas semanas anteriores ao teste, apreciaram menos o milk shake e sentiram necessidade de mais.


Este efeito é atribuído à dopamina, o hormônio que proporciona as sensações de prazer e satisfação. Quanto se consome sorvete em excesso, com o passar do tempo, o cérebro libera cada vez menos dopamina a cada porção, o que exige quantidades maiores. Exatamente o mesmo acontece com as drogas. O estudo serviu para demonstrar que podem existir semelhanças entre o tratamento para obesos e dependentes químicos, uma vez que os mecanismos de vício entre alimentos e drogas têm mais coisas em comum do que se imaginava

Nenhum comentário:

Postar um comentário