De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Curiosidade da Noite - O Outono chegou: Cuidado com a saúde

outonow
O verão já se foi, e as temperaturas ficam mais baixas, com a chegada do outono. Por causa dessa mudança, sua saúde requer cuidados, porque a estação tem maior incidência de algumas doenças. Além do frio, a queda na umidade do ar e o aumento da poluição possibilitam a ocorrência de reações alérgicas, tais como rinites e conjuntivites. Frequentemente, as pessoas permanecem em ambientes fechados, o que ocasiona a transmissão de viroses, como resfriados, gripes e suas complicações, como faringites, sinusites e pneumonias, entre outras. Crises de asma também costumam ocorrer quando há mudanças súbitas de temperatura (mais de 10 graus no mesmo dia).

Uma boa sugestão é manter os ambientes sempre arejados e evitar ajuntamentos de pessoas. Roupas de cama e agasalhos também precisam de cuidados. Eles devem ser colocados ao sol e, quando possível, lavados. Os exercícios físicos devem fazer parte do cotidiano de todos, só que devem ser praticados, no máximo, até as 10h ou depois das 17h, sobretudo quando a umidade do ar for inferior a 30%.


Beber líquidos também é importante, mesmo que não se esteja com sede. O ideal é ingerir de 1 a 2 litros por dia, seja de água, chás, sucos naturais ou água de coco. A alimentação deve ser mais leve e balanceada, com frutas, verduras e líquidos. Vale salientar a importância da vacina contra a gripe, que deve ser feita todos os anos, em maiores de seis meses de idade. Outra dica para os dias muito secos é colocar umidificadores nos ambientes, ou toalhas molhadas e bacias com água nos quartos para aumentar a umidade do ar. A higiene também é importante. É preciso evitar o acúmulo de poeira na casa e nos móveis, limpando sempre com pano úmido. Também é preciso manter as mãos limpas e a pele do corpo hidratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário