De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dica de Saúde - Aprenda a solucionar seus problemas




Escrito por: Adriana de Araujo
Psicologia
foto especialista 
Especialista Minha Vida

Problemas fazem parte da vida. Saber solucioná-los também. Para isso, é fundamental que você observe onde esta o foco da sua atenção. Neste artigo você encontrará dicas e orientações de como criar tranquilidade para sua vida.

Muitas vezes atribuímos a solução de nossos problemas a questões externas e deixamos de lado o que temos dentro de nós: nosso pensamento e atenção. É muito comum que tenhamos um diálogo interno, que nada mais são do que nossos pensamentos. São as conversas que temos naturalmente dentro de nós. Esse diálogo pode ser produtivo ou não. Críticas, reclamações, raiva e ressentimento são negativos e extremamente nocivos.

A forma como cada pessoa pensa analisa a própria vida em geral ou mesmo situações específicas faz toda a diferença. A partir do pensamento e do foco da nossa atenção que criamos ações. Nosso pensamento é formado por meio de experiências passadas, percepções do momento presente e fantasias sobre o futuro. Com isso, fica mais fácil perceber a importância do foco da atenção em relação ao tempo. O tempo tem influência e participa nas nossas decisões. O foco da atenção que parece ser indomável pode ser treinado e escolhido por quem quiser.

Passado

É ótimo poder aprender com o que já foi e maravilhoso ser sábio e experiente. Porém, se estamos muito focados no passado, deixamos de aproveitar as oportunidades que temos agora. Muitas vezes projetamos o futuro com dados equivocados, pois, afinal de contas, o que passou passou e nem sempre se repete e acontecerá igual novamente.

Presente

Estar com o foco da nossa atenção no presente é fundamental, afinal, o que passou não volta mais. O futuro ainda está por vir e nossas escolhas no presente poderão ter influência direta no que virá. O presente é o único momento em que podemos realmente fazer algo por nós e pelos outros.

Onde esta sua atenção? No agora? No atual momento? Você consegue acalmar seus pensamentos e seus diálogos internos e se concentrar no presente?

Futuro

Estar com o olho no futuro é importante, mas a atenção deve estar no presente. Devemos manter o equilíbrio entre o que se aprendeu no passado, a capacidade de estar no presente e a organização para o futuro. Viver o que está por vir não e saudável e pode gerar ansiedade e frustração. Foque sua atenção no que tem agora, em quem você é neste momento e só assim poderá solucionar e mudar o que for preciso.



É importante entender o problema, mas melhor ainda é pensar em uma solução. 


Onde sua atenção está? Em que você pensa? Como você pensa? Fica relembrando o problema em si? Busca exemplos de pessoas que solucionaram a mesma dificuldade pela qual você está passando? Você se vê em situações futuras com a certeza de ter superado o que está lhe encomendando hoje?

A técnica do novo código da programação neurolinguística ensina você a compreender melhor os diálogos internos e aprender a negociar seus sentimentos, que muitas vezes podem ser ambíguos e/ou até mesmo inconstantes. São sessões individuais que ensinam não só a se entender melhor, como também a escolher novas ações e atitudes mais saudáveis para sua vida.

Saber organizar-se no tempo e espaço pode ajudar a organizar-se melhor para ter o sucesso naquilo que busca. O foco de atenção também é trabalhado nessa técnica e por meio de exercícios surgirão novas possibilidades e um melhor domínio sobre sua mente.

Focar a atenção na superação ao invés da dificuldade é a chave do sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário