De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mensagem de Reflexão - Você tem mania de perfeição?

Saiba o que fazer para se livrar desse mal

Por Débora Ferreira
deboraferreira@arcauniversal.co,

Em alguns momentos temos a sensação de que podemos melhorar ou até reafazer algo, e isso é saudável, mas até certo ponto. A autoexigência é algo que precisa ser trabalhado e, muitas vezes, tratado. “Pessoas que têm mania de perfeição são prejudicadas no âmbito amoroso, familiar e até no ambiente de trabalho. Quem refaz várias vezes a mesma tarefa dificilmente entrega o que lhe foi pedido no prazo determinado”, comenta a psicóloga Bruna Passos Dias. Ela explica ainda que, com o passar dos anos, essas pessoas vão ficando pouco flexíveis, e muitas vezes não encaram desafios por conta do medo de fracassar e não ter a oportunidade de reparar um erro.

A mania de querer ser perfeito demais começa a apresentar os primeiros indícios desde a fase escolar da criança. “Os pais sempre pedem aos filhos que tirem a melhor nota no colégio, que a menina seja uma bailarina de sucesso, o menino um grande jogador de futebol e, em algumas situações, acabam pressionando, mesmo sem querer, as crianças com tantas exigências, e isso vai tomando uma proporção cada vez maior. Quando mais velhos, essas atitudes podem influenciar, pois o jovem não quer decepcionar os pais e começa a se cobrar muito além”, explica a psicóloga.

Confira uma só vez

Todo mundo erra, mas o importante é não ter consciência e não ter vergonha disso, saber o que aconteceu e procurar melhorar, caso seja possível. “Um dos indícios de uma pessoa perfeccionista demais é irritar-se facilmente quando não atinge o objetivo desejado; conferir várias vezes a mesma coisa; ter a sensação de que sempre poderia ter feito algo melhor; achar que ninguém fará nada mais caprichado do que ela; e ter a sensação de que as pessoas pensam coisas negativas sobre suas atitudes”, comenta Bruna.

De acordo com a especialista, quando fizer algo, confira apenas mais uma vez. A probabilidade de querer refazer é maior quanto mais mexemos, pois mais aparecem os defeitos. Ocupe seu tempo com outras coisas, como sair, mesmo que sozinho, ler um livro, assistir a filmes e conversar com os amigos. Distraia-se ao máximo. “Conscientize-se de que nada do que fará será capaz de agradar a todo mundo, sempre alguém expressará a sua opinião, então, não deixe que os outros interfiram nos seus pensamentos e ideais. Dê o seu melhor, mas não se cobre”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário