Os riscos do uso de anabolizantes são amplamente  divulgados hoje em dia, mesmo assim, há quem recorra a eles com o objetivo de  ganhar músculos rapidamente. Estes  esteroides são derivados sintéticos do hormônio masculino testosterona,  originalmente produzido pelos testículos, e podem causar sérias alterações de  saúde. 
Aumento dos pelos, da barba e engrossamento da voz são  apenas algumas das características masculinas reforçadas pelo uso de hormônios.  O consumo indiscriminado e sem indicação médica pode trazer consequências  negativas muito sérias para a saúde, como a redução na produção de esperma e a  impotência. 
Riscos do uso de anabolizantes
Outro problema sério que pode ocorrer em quem faz uso do  produto é a cessação da produção do hormônio que está sendo ingerido. Além disso, se uma pessoa  usa esteroides, mas não pratica exercícios físicos e não dorme direito, eles  possivelmente nem farão efeito, trazendo somente prejuízos à saúde. O corpo não  consegue aproveitar o hormônio que está em excesso no organismo, o que pode  levar ao fenômeno que os médicos chamam de "aromatização", que, de maneira  simplificada, é a transformação do hormônio dentro do organismo. A testosterona,  hormônio masculino, pode acabar virando estrógeno, que é o hormônio feminino.  Entre os homens, a consequência mais comum desse fenômeno é a ginecomastia - o  aumento das mamas. A aromatização no corpo é um fenômeno natural, mas que pode  ser intensificado em pessoas que usam anabolizantes. Por outro lado, as mulheres  que usam hormônios estão sujeitas a desenvolver características masculinas, como  engrossamento de voz e aumento de pelos. 
Se uma pessoa usa esteroides, mas não pratica exercícios físicos e não dorme direito, eles possivelmente nem farão efeito, trazendo somente prejuízos para a saúde.
Anabolizantes X Suplementos alimentares
É preciso distinguir bem anabolizantes e suplementos  alimentares. Como vimos, os esteroides anabolizantes são fabricados para  substituir o hormônio masculino testosterona. Existem pacientes que realmente  precisam fazer uso destes produtos, pois têm produção natural de hormônio  insuficiente. Mas muitos homens usam o produto apenas com fins estéticos, o que  é totalmente inadequado. 
A suplementação, por sua vez, recorre à ingestão de  proteínas e aminoácidos, que são essenciais para o organismo. A suplementação  nutricional usa a reposição de vitaminas, sais minerais e outras substâncias  naturais para corrigir os desequilíbrios do corpo, eliminando ou inibindo a  absorção de substâncias tóxicas, combatendo o excesso de radicais livres pelo  corpo, repondo substâncias benéficas que estejam faltando no organismo, entre  outras ações. A ideia é manter os nutrientes, vitaminas e sais minerais em  níveis adequados à necessidade de vida e faixa etária do paciente. 
Apesar disso, faço mais um alerta importante: mesmo para  estes produtos fitoterápicos, naturais e ortomoleculares, é indicado consultar  um profissional especializado que possa fazer a indicação das melhores doses.  Não confie em dicas de colegas, amigos e pessoas não habilitadas. Cada ser é  único e qualquer indicação de suplemento, hormônio ou medicamento precisa estar  bem fundamentada e bem dosada.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário