Tire as melhores lições de brigas e discussões comuns
Os conflitos fazem parte de qualquer relacionamento
saudável. Podem acontecer com colegas de trabalho, professores ou alunos,
cônjuges, pais, filhos ou amigos. O conflito não escolhe idade, profissão, classe social: ele pode
surgir em qualquer situação de convivência entre duas ou mais pessoas.
Quando um desacordo não é bem resolvido, pode acabar
prejudicando a qualidade de qualquer relação. Se ignorada, uma pedrinha que cai
meio sem jeito pode começar uma bola de neve. Como os conflitos são percebidos
como ameaças a nosso bem-estar, eles permanecem latentes se não lidamos com
eles, causando ressentimento e desarmonia.
Por outro lado, se for administrada de forma positiva, uma
situação conflituosa pode fortalecer o laço de respeito entre os envolvidos.
Então, ao invés de gastar sua energia tentando fugir deles, que tal aprender a
lidar com os conflitos de forma mais eficaz?
Se for administrada de forma positiva, uma situação conflituosa pode fortalecer o laço de respeito entre os envolvidos.
A programação neurolinguística pode ser uma boa aliada
nesse processo. Um de seus pressupostos ensina que o mapa não é o território.
Isso significa que encaramos cada situação de forma subjetiva, baseados em
percepções influenciadas por experiências, valores e crenças pessoais. Tentar
ver o mundo com os olhos dos outros é o primeiro passo para aliviar a tensão
quando as opiniões batem de frente.
Você se põe na defensiva quando alguém discorda das suas ideias?
Outro pressuposto de PNL diz que todo comportamento tem
uma intenção positiva. Defender-se quando atacado pode ser muito útil em algumas
situações e prejudicial em outras. Ajuste a forma como você usa essa sua
habilidade e diminua a quantidade de conflito na sua vida.
Há ainda mais um pressuposto que gostaria de comentar,
talvez o mais importante em uma situação de conflito: se você continuar fazendo
o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve.
Suas discordâncias
evoluem para discussões e desavenças na maior parte das vezes? O problema pode
não ser o outro. Na próxima, tente respirar fundo e esfriar a cabeça antes de
falar. Finja ser um observador externo e analise a situação de fora.
Você poderá perceber que o conflito não surge apenas
quando as partes têm interesses conflitantes. O outro sujeito pode ter a mesma
necessidade que você. Ele só quer de forma diferente da sua.
* Alexandre Bortoletto
* Alexandre Bortoletto
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