De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mensagem de Reflexão - O roubo do Leitão


A Bíblia ensina que o diabo é o pai da mentira, e quem prefere viver segundo a sua cartilha sempre se dá mal


Por Marcelo Crivella/Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com

Alfredo criava porcos e tinha um trato com os habitantes da pequena cidade em que vivia: os moradores o ajudavam na alimentação dos animais e, no momento do abate, os porcos eram divididos - metade ficava com ele e a outra era repartida entre a comunidade.

Um dia, porém, achando que não estava lucrando com aquele acordo, Alfredo ficou pensando numa forma de não dividir um enorme leitão, do qual tratara com todo cuidado e que já estava para ser abatido. Diante desse dilema, resolveu desabafar com seu compadre:

- O povo trouxe a lavagem para dar ao porco, ele engordou e eu prometi que repartiria o bicho, mas não estou querendo dividir essa belezura de leitão - revelou o criador, apontando para um gordo suíno.

- Faz o seguinte: mata o porco, pega a sua parte e coloca a outra pendurada no açougue. À noite, quando não tiver mais ninguém na rua, você vai lá e rouba. No dia seguinte, quando perguntarem, mostre-se surpreso e compadecido com o povo, que, infelizmente, perdeu a sua parte do porco - aconselhou o compadre.

- Boa ideia! - comemorou o criador.

E assim fez: abateu o leitão e dividiu em duas partes. A sua metade sapecou com bastante miúdo e linguiça, e a metade dos moradores pôs pendurada no açougue, tal como havia combinado.

Só que, tarde da noite, quem apareceu para roubar o leitão foi o tal compadre. Quando o criador chegou, a surpresa: o porco havia sumido. No dia seguinte, ele estava realmente tão surpreso com o sumiço do animal quanto toda a cidade. Inconformado com o fato, e sem poder falar com ninguém, foi procurar o compadre, para se lamentar.

- Compadre, sabe que eu pendurei a banda do porco no açougue, conforme o senhor me aconselhou, e não é que roubaram o bicho antes de mim? Ontem, quando vim roubar, já não tinha leitão nenhum! - desabafou ele.

- É isso mesmo, compadre. Para todo mundo você diga a mesma coisa - disse o homem.

- Mas o senhor não está entendendo! O porco foi roubado mesmo! - emendou ele, desesperado.

- Eu sei que roubaram compadre. E como sei! Retrucou, sorrindo.

E assim ficou a história. O criador de porcos acabou sendo pego pela própria mentira e saindo no prejuízo, já que a cidade se juntou e exigiu que ele desse a sua parte do leitão, pois o culparam pelo sumiço da outra metade. Ele pretendia agir de má-fé, para se dar bem, e no final das contas ficou sem nada.

A Bíblia ensina que o diabo é o pai da mentira, e quem prefere viver segundo a sua cartilha sempre se dá mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário