De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mensagem de Refelxão - O diamante no punhado de arroz

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias

Por Marcelo Crivella/ Fotos: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com


Um príncipe, de um reino distante, estando na época de se casar, resolveu fazer uma seleção entre as moças mais belas do reino.

Três passaram pelo seu crivo: todas lindas, prendadas e preparadas desde a infância para, um dia, serem as possíveis princesas da corte. Mas apenas uma poderia ocupar o lugar. A dificuldade para escolher aquela que o acompanharia pelo resto da vida era tanta que o príncipe decidiu se aconselhar com um sábio pastor.

- Como vou saber qual delas devo escolher para ser minha esposa e rainha desta corte? - perguntou o príncipe duvidoso.

- Faça o seguinte: dê um punhado de arroz para cada uma delas, com um diamante escondido entre os grãos. Depois me diga qual foi a reação das moças - orientou o pastor, dando três punhados de arroz para o rapaz distribuir entre suas pretendentes.

E assim fez o príncipe. A cada uma deu os grãos com os diamantes e pediu que lhe preparassem uma refeição.

A primeira preparou uma gostosa comida para o príncipe, mas guardou a joia para si mesma, sem nada comentar. Depois de almoçar com a moça e observar que ela nada havia falado a respeito do diamante, foi direto passar as informações ao sacerdote, que deu o seu parecer:

- Apesar de prendada, a moça mostrou ser muito egoísta, pois guardou a joia só para si, sem compartilhar o achado com Vossa Majestade. Ela agiu de forma semelhante àquela ave descrita na Bíblia, que come a semente lançada na beira do caminho, sem ao menos esperar que dê frutos. Certamente esta não serve para ser sua esposa.

Acatando o conselho do pastor, o príncipe partiu para a casa da segunda escolhida. Chegando lá, deparou-se com um belo prato de arroz e com a notícia de que a jovem havia encontrado um diamante entre os grãos, tendo mandado fazer um lindo anel com o achado. Após cear com a moça, mais uma vez procurou o pastor para contar os fatos.

Diante do relato do rapaz, o sacerdote fez o seguinte comentário:

— Esta, apesar de prendada e honesta, é uma pessoa muito vaidosa, e que só pensa nela mesma. Não daria uma boa esposa.

Desiludido, o príncipe rumou para a casa daquela que seria a sua última alternativa. Qual não foi a sua surpresa ao entrar na residência da moça e se deparar com um magnífico banquete! Havia de tudo. Além do arroz, pratos maravilhosos, feitos com especiarias importadas do Oriente, enfeitavam a enorme mesa.

- Como você conseguiu apenas com aquele punhado de arroz que lhe dei fazer tudo isto? — indagou o príncipe, como se não soubesse do diamante.

- Ora, achei que o diamante que veio junto com o punhado de arroz fosse para eu fazer um prato mais especial. Então, penhorei a joia e, com o dinheiro, comprei temperos finíssimos e tudo quanto precisava para lhe oferecer este banquete.

Com as receitas que conheço, chamei mulheres do reino para ensiná-las, cobrando uma moeda de ouro de cada uma. Assim, obtive de volta o valor do diamante e o recuperei, para devolvê-lo ao senhor - explicou a moça.

Feliz e já imaginando qual seria a conclusão do pastor a respeito da atitude da terceira escolhida, o príncipe foi correndo contar o acontecido. Depois de narrar toda a história, ouviu enfim o que esperava:

- Além de dedicada, prendada e honesta, ela é inteligente. Esta se encaixa perfeitamente no perfil da mulher descrita na Palavra de Deus:

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão." Provérbios 31.10-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário