De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sábado, 19 de maio de 2012

Dica de Saúde - Relatório da OMS aponta que 1 em cada 3 adultos tem hipertensão e 1 em cada 10 sofre de diabetes

Doenças não contagiosas são a causa de dois terços das mortes no mundo 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou hoje o relatório anual sobre estatísticas sanitárias, que indica que um em cada três adultos no mundo sofrem de hipertensão e um em cada dez tem diabetes. A hipertensão causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo.

O estudo da OMS inclui informações de 194 países sobre os altos níveis de pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue de homens e mulheres. De acordo com os dados, em alguns países africanos, metade da população adulta sofre de pressão alta. Sobre o diabetes, enquanto a média global de doentes é de 10%, em alguns países do Pacífico, a incidência é de um terço da população.

A OMS lembra que, se não for tratado, o diabetes pode causar doenças cardiovasculares, cegueira e falha renal.

Outra grande preocupação levantada com o estudo é sobre a obesidade. Ties Boerma, diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias e Sistemas da Informação da OMS afirma: "Em todas as regiões do mundo, o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008?. E completa: "Hoje, cerca de 500 milhões de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas".

O nível mais alto de obesidade foi registrado na região das Américas (26% dos adultos) e o mais baixo no Sudeste Asiático (3% dos adultos), sendo a proporção de mulheres com a doença maior do que a de homens, incluindo o impacto que isso representa no risco de diabetes, problemas de coração e câncer.
A desnutrição infantil também é a causa de aproximadamente 35% das mortes de crianças menores de cinco anos, embora tenha sido detectada certa melhora em países em desenvolvimento: entre 1990 e 2010, a proporção de crianças dessas idades que apresentavam peso abaixo do recomendável reduziu de 29% para 18%.

Pesquisadores do Departamento de Estatísticas Sanitárias chegaram à conclusão de que as doenças não contagiosas são atualmente a causa de dois terços das mortes no mundo. Elas incluem diabetes, hipertensão, obesidade e desnutrição infantil.

Os resultados também indicam que tratamentos baratos para combater essas doenças reduziram o problema em países desenvolvidos.


Previna-se das doenças crônicas que mais afetam os brasileiros

Câncer, diabetes, doenças circulatórias e doenças respiratórias crônicas: esses quatro grupos de doenças crônicas correspondem a 72% das causas de mortes no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde, que faz campanhas anualmente para alertar a população sobre os fatores de risco que essas doenças têm em comum: tabagismo, álcool, sedentarismo, alimentação com muito açúcar e gordura e com poucos vegetais, além da própria obesidade (doença que combina origem genética e dieta inadequada). Veja algumas dicas fundamentais para evitar essas doenças:

Pratique atividade física regularmente

Aproximadamente 14,2% dos adultos brasileiros são sedentários e 28,2% assistem a três ou mais horas de televisão por dia. Entre os adolescentes, 43,1% são suficientemente ativos e 79,5% gastam mais de duas horas por dia em frente à TV. Segundo um estudo publicado no jornal The Lancet, se uma pessoa sedentária começar a fazer atividade física durante apenas 15 minutos por dia (pouco menos de duas horas por semana), pode reduzir o risco de morte em 14% e aumentar a sua expectativa de vida em três anos. "A prática regular de exercícios ajuda a controlar o peso e melhorar a circulação sanguínea, contribuindo na prevenção de obesidade, hipertensão e outras doenças", afirma o fisiologista Diego Barros, do HCor.

Evite gorduras

O Ministério da Saúde faz um alerta ao alto percentual de pessoas que consomem gordura na carne vermelha (34,2%) e no leite integral (56,4%). É verdade que os dois alimentos são fundamentais fontes de proteínas e outros nutrientes e devem marcar presença no cardápio, mas é preciso escolher cortes magros de carne e leite desnatado. "Também é importante moderar no consumo de carne vermelha, já que ela apresenta muita gordura saturada e pode desencadear doenças cardíacas e outras complicações", afirma a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.  

Beba moderadamente

Quatro ou mais doses para mulheres e cinco ou mais doses para homens em uma única ocasião é considerado um consumo prejudicial de bebida alcoólica. Segundo o questionário Vigitel de 2010, 18% dos adultos brasileiros relataram esse exagero nos últimos 30 dias. Um estudo feito pelo Cancer Research and Prevention, na Itália, aponta que o álcool está relacionado a 14 tipos de câncer.

"De acordo com o Dietary Guidelines for Americans, relatório divulgado pelos departamentos de Agricultura e de Serviços Humanos e da Saúde dos Estados Unidos, a recomendação é de até uma dose de álcool por dia para as mulheres e até duas para homens", conta a psiquiatra Camila Silveira, coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. Uma dose-padrão de bebida alcoólica (350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de destilado) contém, aproximadamente, 10-14 g de álcool puro.


Xô, cigarro!

O cigarro causa 95% dos casos de câncer de boca, 70% dos cânceres de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas (como DPOC) e cerca de 10% das doenças do aparelho circulatório do mundo.

Diversos estudos alertam que o fumo passivo também é perigoso. Pesquisadores do Haukeland University Hospital, na Noruega, por exemplo, constataram que quem convive com fumantes têm mais risco de desenvolver doenças pulmonares anos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário