De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sábado, 5 de maio de 2012

Curiosidade - "Vamos zombar de Jesus mas não de Maomé" diz executivo da BBC

Diretor geral da empresa de comunicações inglesa causou polêmica entre adeptos de várias crenças ao redor do mundo com a declaração

Da Redação / Fotos: Divulgação, Gloucester2gaza, Eirikso, True Free Thinker
redacao@arcauniversal.com


Mark Thompson (foto), diretor geral da British Broadcasting Corporation (BBC), a grande empresa pública de comunicações britânica, declarou recentemente, numa entrevista para um projeto de pesquisa da Universidade de Oxford, que a emissora em que trabalha nunca zombaria do profeta muçulmano Maomé como se zomba de Jesus Cristo. A declaração gerou protestos de várias correntes cristãs mundo afora.

Thompson justifica a afirmativa sugerindo que, para os muçulmanos, uma piada sobre Maomé tem “o mesmo impacto emocional da grotesca pornografia infantil”, já uma brincadeira de mau gosto que zombe de Jesus não ofenderia tanto, pois “o cristianismo tem costas largas e menos laços com determinadas etnias”.

Segundo o diretor, a BBC nunca teria exibido o espetáculo musical “Jerry Springer - A Ópera” (foto ao lado), que zomba de Jesus e outros personagens bíblicos, se o objeto da gozação fosse Maomé. Quando foi transmitido, em 2005, nas emissoras da empresa, o musical – que parodia o talk show televisivo norte-americano do apresentador que lhe dá nome – despertou o protesto de várias organizações cristãs.
No ano passado, um ex-âncora da BBC, Peter Sissons, soltou uma declaração parecida: “O Islã, a qualquer preço, não deve ser ofendido. Já os cristãos, tudo bem, pois se eles se ofenderem não farão nada a respeito.” Sissons, que se aposentou em 2009, também declarou que os funcionários que não seguem a mentalidade da empresa podem ter suas carreiras prejudicadas.

Reação cristã: amor

O norte-americano de origem argentina Mariano Grinbank é um ensaísta e pesquisador judeu messiânico (de origem judaica, mas que acredita em Jesus como o Messias, ao contrário do que prega o judaísmo). Em texto veiculado pelo site Examiner.com, ele critica as declarações de Thompson e Sissons.

Grinbank (foto à esquerda) rebate Sissons sobre os cristãos não fazerem nada a respeito. Segundo ele, fazem: “Nós oramos, expressamos amor e, particularmente, escolhemos não assistir a um show ou a um filme, ler um livro” – referindo-se ao caso de serem ofensivos à fé cristã. Só que homens como os jornalistas citados, segundo o ensaísta, “sabem que não têm que temer por suas vidas” pelo teor da reação dos seguidores de Cristo.

Segundo Grinbank, Sissons e Thompson acabam ofendendo tanto o cristianismo quanto o islamismo, pois Jesus é, ao mesmo tempo, o Messias para os cristãos e um importante profeta para os muçulmanos.

Reação muçulmana

Outra reação interessante sobre Mark Thompson: em 2005, quando ele se encontrava pessoalmente com o então primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, foi acusado pela jornalista britânica Yvonne Ridley (foto à direita) de voltar o noticiário da BBC para causas pró-Israel. Yvonne tem uma história também interessante: em 2001, foi sequestrada no Afeganistão pelo Taliban (facção terrorista que realizou os ataques de 11 de setembro daquele ano aos Estados Unidos). Durante os 11 dias de seu cativeiro, foi várias vezes pressionada a se converter ao islamismo, o que negou. Porém, prometeu aos captores que leria o Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, depois de livre. Cumpriu a promessa e, curiosamente, converteu-se mesmo ao islamismo em 2003. Hoje, trabalha para um canal anglófono de notícias iraniano.

Quanto à afirmação recente de Thompson, um representante da BBC foi procurado pela imprensa para esclarecimentos, mas ninguém quis falar a respeito do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário