De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sábado, 19 de maio de 2012

Mensagem de Reflexão - "O cheque escondido"

Devemos perdoar aqueles que nos ofendem


Por Marcelo Crivella/ Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com


Era uma vez um rapaz que ia muito mal na escola. Suas notas e comportamento eram uma decepção para seus pais que, como bons cristãos, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um dia, o pai lhe propôs um acordo:

- Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a faculdade de Medicina, eu lhe darei um carro de presente.

Por causa disso, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar.

O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau!

O jovem seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou! Fora aprovado para o curso de Medicina!

Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que receberia o automóvel.

Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Certo que ali estavam às chaves do carro, o rapaz abriu emocionado, o pacote.

Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. Ele ficou visivelmente decepcionado, mas guardou silêncio.

Naquela mesma noite, com o coração cheio de rancor, o rapaz deixou a casa para nunca mais voltar. Ele se sentia traído e agora lutava para ser independente.

O tempo passou, ele se formou, conseguiu um emprego em um bom hospital e esqueceu completamente o pai.

Todas as tentativas que seus pais fizeram para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e veio a falecer.

No enterro, a mãe entregou ao filho indiferente aquela Bíblia, último presente do pai, que havia sido deixada para trás.

De volta a sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, colocou o livro na estante, mas notou que havia um envelope dentro dele.

Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque.

A carta dizia: "Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro.

Eu prometi e aqui está o cheque, para que você escolha aquele que mais lhe agradar.

No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: a Bíblia Sagrada.

Nela aprenderás o amor a Deus e a fazer o bem, não pelo interesse da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".

Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto.

Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior.

Antes que seja tarde, devemos perdoar aqueles que nos fazem mal. Talvez, se olharmos com cuidado, veremos que há também um "cheque escondido" em todas as adversidades da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário