De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mensagem de Reflexão - O ganso Didi


Não voe sozinho, deixe o orgulho de lado e siga o seu líder


Por Marcelo Crivella
redacao@arcauniversal.com


No tempo em que o continente africano era habitado apenas por duas tribos, houve um grave problema na floresta de Gana. Um terrível incêndio começou a se levantar no horizonte, e suas chamas, espalhadas pelo vento, foram formando um círculo, que precisava ser abandonado antes que se fechasse e levasse à morte todos os que estivessem dentro dele.

A bicharada nunca havia enfrentado uma situação de perigo como esta. O pior é que os animais eram desunidos e egoístas. Corriam para um lado e para o outro, de maneira desordenada, procurando se defender, e se bobeassem o maior pisoteava o menor.

Cheios de dúvidas, logo voltavam atrás e assim promoviam, com relinchos, rugidos e urros, toda aquela desesperada balbúrdia. Instaurou-se então o caos na floresta. Do jeito que a coisa ia, poucos se salvariam.

Leia mais mensagens do livro "Histórias de sabedoria e Humildade":

Claro que precisavam de alguém com uma ampla visão da situação, que lhes guiasse com segurança pelo melhor caminho. Unidos e um ajudando ao outro, teriam melhores chances de escapar daquele horrendo incêndio.

Quando estavam exaustos, e muitos choravam achegados a seus filhotes, vieram parar no alto de um monte, aonde a fumaça vinha de todos os lados. Parecia que o círculo já tinha se fechado. Era só esperar o fogo chegar para morrerem todos.

Foi neste instante de angústia que, olhando para o alto, viram o voo de um bando de gansos liderados por Didi. Ele ia à frente daquela formação em "V", lutando contra a dificuldade do ar aquecido pelo fogo e, portanto, com pouca sustentação para o voo. Incentivado pelos gritos de seus companheiros que vinham atrás, Didi batia suas asas cada vez mais forte, guiando-os para fora daquele círculo mortal.

Didi sabia que o ganso que vai à frente não está lá para se exibir vaidosamente. Pelo contrário, tem uma grande responsabilidade, pois o movimento de ar que provoca na formação em "V" da esquadra, ao bater suas asas com empenho e força, facilita em setenta por cento o voo dos demais.

Assim ia ele, com toda a coragem, vencendo a barreira de fumaça e de calor, conduzindo os demais ao caminho da salvação!

Que lição maravilhosa para aquele momento de desespero. Aquele "V" voando no céu era na verdade o "V" de vitória, e era também como a seta de uma bússola a apontar o caminho da saída.

Imediatamente os animais aprenderam a lição e nomearam a girafa para guiá-los. A ela caberia o dever de manter os olhos na esquadra de gansos do Didi, e todos os demais iriam segui-la.

Assim encontraram a única saída disponível e salvaram-se todos. Mais que isso: aprenderam uma grande lição.

A união em torno de seu líder é na verdade o segredo de um voo seguro, onde os que vêm atrás se aproveitam do esforço do que vai à frente.

Não foi assim que o Senhor Jesus nos ensinou? Que aquele que é o primeiro serve a todos os demais?
Só os cegos, pela vaidade ou orgulho, não entendem e preferem voar só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário