De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dica de Saúde - Tire 8 dúvidas sobre hérnia inguinal

Recentemente, o técnico Tite, do Corinthians, foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal. O problema, que ocorre na região da virilha é desconhecido pela maior parte das pessoas, embora, segundo o cirurgião do aparelho digestivo Pablo Alberto Miguel, membro da American Hernia Society, atinja 15% da população. Esse tipo de hérnia, mais comum em homens na idade adulta, ocorre pela insinuação dos órgãos abdominais, como o intestino, por um orifício até o saco escrotal, no caso dos homens, ou pelo canal pelo qual passa um ligamento responsável pela sustentação da vagina, no caso das mulheres. Com a ajuda de especialistas, esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema. Confira.

1. O que é hérnia inguinal?

Segundo o cirurgião gastroenterologista Fábio Hsu Tsu Kai, do Hospital São Luiz, hérnia é qualquer protrusão ou deslocamento do conteúdo abdominal por um orifício natural ou acidental. O termo "inguinal" indica que esse conteúdo passa pela parede abdominal na região da virilha. Ela pode ser bilateral, quando ocorre dos dois lados, ou unilateral, quando ocorre só de um lado. Ela também pode ser direta ou indireta. "A direta ocorre quando há um afrouxamento da musculatura e, assim, o extravasamento do conteúdo abdominal se dá por um simples oportunismo", explica. Já a indireta acontece quando o conteúdo abdominal passa para a bolsa escrotal por um ponto frágil, chamado anel herniário.

2. Quais os fatores de risco?

"Pessoas que tiveram casos de hérnia inguinal na família estão mais propensas a ter o problema", diz Fábio. A hérnia inguinal também costuma acometer mais homens do que mulheres. Embora possa ocorrer em qualquer idade, ela é mais frequente na fase adulta. Neste caso, a causa mais comum é o enfraquecimento da musculatura abdominal, que ocorre naturalmente conforme envelhecemos.
No caso das mulheres, a hérnia se forma em um canal pelo qual passa um ligamento responsável pela sustentação da vagina. Já em crianças do sexo masculino, o problema está relacionado a uma persistência da musculatura no momento em que os testículos descem para a bolsa escrotal. Tal acontecimento deixa um canal aberto na região da virilha que permite a insinuação do conteúdo abdominal.

3. Como se prevenir?

"A única maneira de prevenir a hérnia inguinal é evitando forçar a musculatura abdominal, portanto, não faça exercícios físicos muito pesados e consuma fibras para facilitar a evacuação", aponta o cirurgião do aparelho digestivo Pablo Alberto Miguel. Mesmo assim, isso não impede a ocorrência do problema, afinal, uma simples tosse já estimula os músculos abdominais.

4. Quais os sintomas?

Dor na região abdominal e um abalamento (como se fosse um caroço) na região da virilha são os principais sinais da hérnia inguinal, explica Pablo.

5. Quais as opções de tratamento?

"Como é um problema mecânico, a única solução é um procedimento cirúrgico que pode ser feito por corte ou por laparoscopia", esclarece Fábio.

6. Quais as possíveis complicações do problema?

De acordo com o cirurgião Fábio, a principal complicação da hérnia inguinal é o encarceramento e estrangulamento do conteúdo abdominal que entrou pelo orifício da parede abdominal. "Assim, uma alça do intestino, por exemplo, pode necrosar dentro dessa abertura, tornando a cirurgia muito mais complicada", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário