De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dica de Saúde - Como Protejer Seus Olhos Contra 5 Ameaças Típicas Do Verão

A claridade pode causar desde inflamações até o comprometimento da visão


Os cuidados com a pele, durante o verão, são preocupação bastante difundida, só que as precauções não param aí. "As pessoas estão começado a se conscientizar de que é preciso cuidar da pele durante o verão, mas esquecem que os olhos também necessitam de cuidados", afirma a oftalmologista Andréa Barbosa, da Clínica de Olhos São Francisco de Assis.

A principal ameaça da estação, sem dúvida, consiste no contato sem proteção com os raios solares. Entre as alterações mais comuns estão as ceratites (inflamações na córnea), a formação de pterígio (uma espécie de tecido carnoso que cresce sobre a córnea, podendo comprometer a visão) e até problemas graves, sem possibilidades de cura, na retina.

O uso dos óculos escuros ajuda na prevenção, mas sozinhos eles não afastam todas as ameaças. Também é preciso ficar atento aos casos de conjuntivite e também às bactérias presentes na água das piscinas e do mar, assim na areia da praia. Para garantir que seu verão será completamente livre de qualquer incômodo, tome nota das dicas que seguem.


 Exposição ao sol - foto: Getty Images

Exposição solar

Para se expor ao sol com segurança, é preciso comprar bons óculos escuros, com certificado de proteção. O uso de acessórios sem lentes devidamente adaptadas é mais perigoso do que, simplesmente, sair por aí com os olhos desprotegidos. A decisão de compra dos óculos de sol deve levar em conta o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem: sua visão é preservada, assim como a pele das pálpebras e das bordas palpebrais (um tecido mais fino e, portanto, mais vulnerável ao câncer de pele).

"A luz solar é composta de radiações oriundas do sol e que, em seu conjunto, são formadas pelos raios infravermelhos, ultravioletas e seu espectro visível. Cada um traz malefícios específicos para os olhos", afirma o oftalmologista Renato Braz. Os ultravioletas podem causar queimaduras e câncer (pele das pálpebras), conjuntivites actínicas (conjuntivas), ceratites actínicas (córnea), aceleração da catarata (cristalino) e possibilitar a degeneração macular (retina), por exemplo.

Já os infravermelhos podem acelerar a catarata, principalmente nos casos de exposição prolongada. Os óculos não protegem só porque são escuros. É preciso atentar para a presença dos filtros e o certificado de garantia das lentes. Além disso, tome cuidado para escolher modelos que fecham também as laterais. Nos ambientes escuros, suas pupilas se dilatam, permitindo a passagem de mais luz. Caso use óculos que deixam a claridade entrar, lateralmente, você fica mais suscetível à ação nociva dos raios.


Conjuntivite - foto: Getty Images

A conjuntivite da estação

As conjuntivites costumam ser mais freqüentes no verão e podem oferecer diversos riscos para a saúde dos olhos. A conjuntivite viral é a mais importante delas, pois é de fácil transmissão e, pelo intenso convívio social desta estação, está mais presente. Existe também a conjuntivite actínica, causada pela exposição intensa e prolongada à luz solar, sem a devida proteção, levando ao ressecamento e queimaduras da conjuntiva. "O problema causa dor intensa e fotofobia, levando as pessoas a procurar o serviço de emergência dos hospitais. É muito comum em praticantes de esportes como surf, wind surf, e similares", afirma a oftalmologista Andreá Barbosa.


Irritação nos olhos - foto: Getty Images

Irritou? Cuide da maneira certa

Ao perceber qualquer irritação nos olhos é preciso tomar providências imediatas, para evitar problemas maiores. Comece lavando bem com água corrente. Outra dica importante é preferir água mineral ou fervida. "O ideal mesmo é utilizar água corrente, e procurar um médico se o caso persistir. Colírios só devem ser usados com prescrição médica, já que o uso indevido pode até mesmo piorar o caso", lembra a oftalmologista.


Soro fisiológico - foto: Getty Images

Soro Fisiológico ou água?

A solução fisiológica nada mais é do que água com sal, sendo assim, fica claro que a água em seu estado puro é mais adequada para o uso ocular. "Não que o soro seja proibido, na ausência de água limpa ele pode se tornar uma opção viável. Mas evite usar o líquido de um frasco já aberto, mesmo que ele tenha sido conservado em geladeiras. As chances de que ele esteja contaminado por bactérias são grandes", diz Andréa.


Criança com óculos - foto: Getty Images

Proteção para a garotada

As crianças desconhecem os riscos e estão sempre mais expostas aos problemas, por isso os cuidados precisam ser ainda maiores. Elas estão sempre coçando os olhos e aumentando o contágio de problemas como a conjuntivite. Por isso, é preciso que os adultos fiquem atentos. Quando a criança reclama de dores ou outros sintomas oculares deve ser imediatamente levada ao especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário