De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Curiosidade - Gases: O Que São E Como Evitá-los

gases

O que são

Os gases são produzidos geralmente no intestino, como resultado da digestão de alguns alimentos. A quantidade pode variar entre 1 e 3 litros diários.

Indivíduos ansiosos tendem a engolir gases e a associação com outros distúrbios do trato digestivo leva à flatulência, percebida pelo paciente como gases. Dessa forma, é normal que um indivíduo elimine gases ao longo do dia, entre 14 e 23 vezes.

Os sintomas de flatulência (excesso de gases) passam a incomodar quando há alguma alteração na concentração de bactérias no intestino. Algumas situações em que isso ocorre são após uso de medicações antibióticas ou anti-inflamatórias, nas inflamações do intestino, na síndrome do intestino irritável, doença celíaca, na doença diverticular etc.



Também é importante abolir os produtos diet, reduzir a ingestão de fibras e de alguns cereais, como a linhaça. No caso de excesso de gases, não devemos misturar grãos. Assim, não é recomendável usar produtos do tipo “ração humana”. Mascar chicletes também é um hábito que provoca o aumento de gases.

A alimentação influência na formação de gases?


Sim. Alimentos que geralmente causam maior quantidade de gases são as verduras e leguminosas, principalmente couve, couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, feijão, cebola, nabo, soja, produtos diet, doces e massas.

 

Existe uma forma de evitar?



A formação de gases é um fenômeno fisiológico e, portanto, normal do organismo. O excesso se deve às causas já mencionadas. Quando mantemos uma dieta equilibrada, estamos prevenindo os gases. Evitar mascar chiclete, controlar a ansiedade, evitar produtos diet são maneiras de diminuir os sintomas. Outra maneira é fazer uso de lactobacilos, mas sempre com recomendação médica, porque, em certos casos, eles podem fazer mal (diabetes etc.). Existem várias medicações apropriadas para este fim.
 

Bebidas gasosas provocam gases?



Evidentemente sim, principalmente refrigerantes adocicados e diet, mais ainda os que contêm o açúcar sorbitol.

 

É comum a eliminação de gases durante a noite?


Podemos eliminar gases ao longo de todo o dia, sendo mais comum nos períodos em que estamos acordados.

 

E a retenção de gases?


O sintoma mais incômodo relacionado ao acúmulo de gases são as dores abdominais, causadas pela distensão das alças intestinais. Podem ocorrer também eructações (gases eliminados pela boca) e desconforto abdominal.

Sobretudo é necessário compreender que a formação e a eliminação de gases é algo absolutamente normal e inevitável, dentro de determinadas proporções. Somente o excesso, a falta ou a emissão de gases demasiadamente fétidos devem ser objetos de cuidados médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário