De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Curiosidade: Como Mamãe Já Dizia

FT0
Saiba, segundo os médicos, o que é verdade ou mentira em 15 conselhos dados aos filhos pelas mães.

Tomar banho depois do almoço faz mal, ler no escuro prejudica a vista, sair sem casaco e andar descalço provocam resfriados… Quem nunca ouviu essas advertências da mãe, da avó, da tia ou de uma vizinha? Vamos ver o que dizem a respeito alguns médicos especialistas?

Vista um casaco ou vai adoecer!

Pode parecer exagero de mãe, mas, para funcionar corretamente, o corpo precisa estar em equilíbrio térmico. Se você estiver carregando algum vírus, ele pode atacar, se for submetido a uma diferença brusca de temperatura.
Abaixe esse som!
Certíssimo! Para ser agradável, a música deve ser ouvida sempre em volume baixo o bastante para que se ouçam todas as notas, mas sem irritar os ouvidos.

A exposição ao ruído pode não causar surdez imediata, mas, se for habitual e frequente, pode provocar, sim, perda auditiva, que será sentida antes da velhice.
Não fique grudado na TV!

Vale para crianças e adultos. Você deve ficar a uma distância de, no mínimo, 2 metros da tela, para evitar a exposição à luminosidade excessiva e à radiação do aparelho. Você pode sentir dores de cabeça e ardor nos olhos, se facilitar. A longo prazo põem ocorrer problemas sérios de visão.

Não ande de pés descalços!
Isso depende. Quem está resfriado, com dor de garganta e febre, não deve mesmo andar descalço no chão frio. Mas se você está bem de saúde, se o terreno é limpo, sem perigo de bactérias, pregos, cacos de vidro, espinhos etc., nada impede que tire os sapatos. Se fosse assim tão perigoso, os índios viveriam doentes, não é mesmo? Além disso, colocar os pés em contato com a terra, descarrega energias negativas do seu corpo.

Bebida gelada faz mal!

Faz sim. Principalmente com o corpo quente, por causa do choque térmico.

Apesar do hábito arraigado de beber água, sucos, refrigerantes e outras bebidas geladas, o ideal seria evitá-las ou, pelo menos, reduzir o uso ao mínimo possível.

Nadar com a barriga cheia faz mal!

Não apenas nadar, mas fazer qualquer exercício físico ou mental depois das refeições é desaconselhável. Durante o processo de digestão, o corpo necessita concentrar todas as energias nessa atividade. A circulação sanguinea concentra-se no aparelho digestivo e, se a pessoa se exercita, o fluxo sanguíneo é redirecionado para outras áreas do corpo, prejudicando a digestão. A consequência podem ser dores de estômago, vômitos etc.

Não durma com os cabelos molhados!

Segundo os dermatologistas, dormir com os cabelos molhados não prejudica os cabelos em si mesmos. O que pode acontecer é a pessoa pegar um resfriado, principalmente se o tempo estiver frio.
Pare de chupar o dedo!

Com certeza. Se, aos 2 ou 3 anos, a criança ainda mantém esse hábito, vale um puxão de orelha. Chupar o dedo nessa idade pode deformar a arcada dentária. Além disso, as mãos costumam estar sempre cheias de bactérias, por é com elas que pegamos todos os objetos. Assim sendo, chupar o dedo torna-se também um hábito anti-higiênico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário