De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Dica de Saúde - 8 Dicas para devorar o café da manhã

Nutricionista ensina os segredos para nunca mais pular a primeira refeição do dia

É claro que todas as refeições são importantes para deixar a saúde em dia, mas o café da manhã merece uma atenção especial. Se você é daquelas que acordam sem nenhuma fome e, mesmo sabendo da importância da primeira refeição do dia, não consegue se alimentar, chegou a hora de abrir os olhos, ou melhor, abrir a boca. A seguir, a nutricionista Liane Simões, do Conselho Federal de Nutricionistas, ensina como pular da cama com apetite de leão. Já que a primei refeição do dia é a responsável por garantir o bom funcionamento do corpo.
 
dois pratos com pães e croissaints, um copo de suco e uma xícara de café - Foto Getty Images

Distribua opções saborosas na mesa

O café da manhã pode ser recheado de alimentos saborosos, que são ideais para garantir uma bela refeição. A nutricionista explica que vale combinar alimentos como leite com pães e uma fruta ou um iogurte com cereais, também acompanhado de uma fruta. O importante mesmo é que podemos somar carboidratos, gordura e proteínas com uma mesa repleta de alimentos saborosos e saudáveis.


prato com um relógio dentro - Foto Getty Images

o jante muito tarde

A falta de apetite tem solução, as principais características que causam esse sintoma estão diretamente envolvidas com refeição em horários errados.

Quem janta muito tarde acaba acordando sem fome, já queo organismo o consegue digeriro alimento do dia anterior afirma a nutricionista. A melhoropção é jantar antes das 21 horas, só assim seuorganismo consegue processaros alimentos e ficar preparado para a primeira refeição do dia seguinte.


mulher comendo salgadinhos - Foto Getty Images

Evite comer bobagens depois do jantar

Não adianta jantar cedo e ficar beliscando depois. Pequenas porções de salgadinhos, por exemplo, acabam enganando nosso organismo e a fome acaba desaparecendo na manhã seguinte. Portanto, feche a boca depois do jantar, seu regime também agradece.


mulher deitada na cama olhando para o relógio - Foto Getty Images
 
Acorde mais cedo

Acordar 20 minutos mais cedo pode te ajudar a saborear uma deliciosa refeição antes de sair de casa. Ou, se preferir, dá tempo de passar numa padaria e experimentar um suco de frutas com um sanduíche, por exemplo. Mas nossa nutricionista adverte, Comer correndo e sem mastigar direito não vale, isso só vai fazer você se sentir mal durante a manhã, podendo causar até mesmo crises de vômitos.


maçã cortada ao meio com números e ponteiros de relógio - Foto Getty Images

Estabeleça horários

Realizando a primeira refeição todos os dias no mesmo horário, você adapta seu organismo, fazendo com que ele sinta fome cedo (com o tempo, nem o despertador vai fazer falta na cabeceira). Quando acordamos sempre no mesmo horário e realizamos a primeira refeição, nosso organismo se adapta e começa a pedir alimentos.


mulher tomando café da manhã - Foto Getty Images
 
Tenha força de vontade

Mesmo com tantas dicas,ainda está difícil saborear seu café da manhã? Seja persistente. Quem não possui o costume, pode começar devagar, com um suco ou um copo de leite. Já é uma ótima entrada e,aos poucos, fica mais fáciladicionar outrosalimentos. Começando devagar, vocêacostuma seu organismoa receberalimentos e,aos poucos, consegue introduzir mais guloseimas diz Liane.

 
mulher cansada em frente ao notebook - Foto Getty Images
 
Bonifique seu esforço

Com um belo café da manhã, você torna suas manhãs mais proveitosas, já que seu cérebro utiliza basicamente glicose para manter um bom funcionamento. Permanecer mais de doze horas sem se alimentar garante um baixo rendimento mental, além de mobilizar todas as reservas de proteínas e de gorduras, gerando uma produção de substâncias tóxicas como radicais livres e ureia.


mulher com uma fita crepe azul tampando a boca - Foto Getty Images

Jejum e dieta,umacombinação péssima

Já passou pela sua cabeça que abandonar o café da manhã para ajudar no regime? Se a resposta for positiva, pode esquecer essa idéia. A falta do café da manhã, em vez ajudar, pode sabotar o regime. A fome que passamos no período da manhã é transferida para hora do almoço, já que o nosso organismo sente carência de nutrientes. Além disso, o corpo acaba poupando muita energia e acumula tecido gorduroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário