De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dica de Saúde - Compare suco de caixinha, natural, em pó e poupa congelada

Confira qual é mais calórico, tem mais conservantes ou mais açúcar

Tomar refrigerante por falta de tempo para preparar um suco é desculpa que não cola mais. Verdade que nem sempre temos tempo para descascar, picar e coar as frutas para um refresco natural, mas as polpas e os concentrados industrializados estão aí para facilitar sua vida na hora da pressa. "Claro que eles são menos nutritivos do que a versão natural e, às vezes, contêm açúcar demais. Mas apresentam algumas vantagens e vale considerá-las", afirma a nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Fazenda Igaratá.

A quantidade de fibras, por outro lado, costuma ser perdida em qualquer receita de suco. "Comer a fruta é a melhor maneira de aproveitar as fibras, importantes para a saciedade e para regular o intestino", diz a nutricionista Gabriela Marcelino, da empresa Congelados da Sônia. A seguir, as duas especialistas comparam as características dos principais tipos de suco e ajudam você a escolher o seu.
 mulher no mercado olhando um produto - Foto Getty Images
Calorias

Por possuir uma concentração maior de frutas, o suco natural tende a ser mais calórico, uma desvantagem se você precisa emagrecer. "Os sucos de caixinha e em pó costumam ser menos calóricos por terem versões light e diet, mas fique atento aos valores nutricionais oferecidos na embalagem", explica a nutricionista Cristina Grandjean.

Copo de suco de morango com morango em volta  - Foto Getty Images
 Quantidade de nutrientes

Apesar de ser o mais calórico, o suco natural é sem dúvida o que oferece mais nutrientes e serve como alternativa se você não tem o costume de comer frutas diariamente. Em segundo lugar, aparece a polpa congelada e, por último, o suco de caixinha. "O suco em pó é o que apresenta menor riqueza nutricional, além de possuir alta quantidade de sódio para conservação. Por isso, o consumo deve ser feito, no máximo, uma vez por semana", diz Cristina.

Mas atenção: a polpa pode perder muitos de seus nutrientes. "Há perda de 40 a 50% dos nutrientes totais da fruta", afirma Cristina. Um exemplo é o suco de acerola, que é rico em vitamina C, mas a polpa só conserva 60% dessa substância. Mas, se a polpa passar por um processo de congelamento rápido, as propriedades nutricionais ficam praticamente inalteradas, de acordo com as especialistas.

 mulher olhando a geladeira - Foto Getty Images
Conservação
A polpa congelada pode durar até um ano, se conservada no freezer a -18°C ou mais frio. O suco em pó tem validade média de 120 dias, enquanto o de caixinha varia de dois a três meses, dependendo da marca e do sabor do suco.

Após abertos, os sucos de pó e caixinha devem ser consumidos em no máximo três dias. Já os sucos de fruta e polpa oxidam mais rápido e devem ser consumidos até 20 minutos após o preparo, dentro ou fora da geladeira. "Por tão terem conservantes, eles perdem a qualidade, além das enzimas presentes nessa bebida diminuírem a ação com o tempo", conta Cristina.

suco de caixinha de laranja - Foto Getty Images

Conservantes
 A nutricionista Gabriela Marcelino explica que as frutas presentes nos sucos de caixinha passam por um processo chamado UHT (Ultra High Temperature: Temperatura extremamente alta), que protege os aromas e nutrientes do produto - evitando o acréscimo de corantes e aromatizantes. "Para cada bebida é escolhida uma temperatura adequada, com base em suas propriedades específicas", diz. Durante esse processo, os conservantes adicionados são os acidulantes, que evitam a oxidação do produto.
"Já as versões em pó necessitam de adição de corantes, acidulantes e aromatizantes, pois a fruta desidratada não permanece com uma coloração e aromas atrativos para o consumidor", completa Gabriela.

Os sucos de polpa e in natura não possuem nenhum tipo de conservante, sendo as melhores opções para consumo. Caso você opte por um suco industrializado, a nutricionista recomenda a opção em caixinha, na versão sem açúcar, sem deixar nunca de observar os rótulos com a descrição dos nutrientes.
 
pote de açúcar - Foto Getty Images

Adição de açúcar
Os sucos in natura e polpa possuem apenas o açúcar natural da fruta, dando a opção de serem consumidos com ou sem adição de mais açúcar ou adoçante. As versões em caixa e em pó já possuem adição de açúcar, além daquele originário da fruta. "Um copo de suco de laranja feito na hora (200 ml) tem, 9.7 gramas de açúcar em média. Já uma caixinha de mesmo sabor e quantidade conta com 26 gramas", exemplifica Cristina.

Existem no mercado versões sem adição de açúcar para o suco de caixinha, ou mesmo as versões light, feitas com adoçante. Se for comprar um suco de caixinha, opte por essas versões.

mulher bebendo um copo de suco de manga - Foto Getty Images
Tem fruta mesmo?
Outro fator importante para considerar na compra do suco é a concentração de fruta em cada versão. As versões in natura e em polpa são as campeãs - lembrando que a in natura sempre terá concentrações maiores, pois é feita 100% da fruta. O suco de caixinha fica em terceiro, e suas concentrações variam 30 a 50%. O suco em pó fica apenas com 2 a 10% de suco de fruta.
prato verde com um mamão cortado ao meio - Foto Getty Images
Versões orgânicas
 
Algumas marcas de suco em caixinha e polpa congelada já lançaram versões com frutas orgânicas. "O diferencial é que são feitos com produtos sem agrotóxicos, da mesma forma que podemos comprar a fruta in natura orgânica e fazer o suco", afirma Cristina Grandjean.
pessoa verificando seu índice glicêmico com aparelho - Foto Getty Images
Para pessoas com diabetes

Indivíduos portadores de diabetes devem tomar cuidado com alguns sucos in natura, já que os índices glicêmicos são maiores nessas versões. "Este é o caso de uva, pêssego, goiaba e laranja, frutas com o índice glicêmico naturalmente alto, devendo portando ser evitadas por pessoas com diabetes", diz Cristina. A polpa congelada apresenta os mesmos problemas, já que suas concentrações são muito parecidas com as do suco natural.

Nesses casos, o melhor é optar pelos sucos de caixinha light e diet, ficando sempre atento aos valores nutricionais. "O ideal é consultar um médico, a fim de que ele informe as marcas e sabores mais recomendados", completa Cristina.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário