De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Curiosidade - Mouse: Uma Breve História

ft_capa
Para você chegar até este texto, certamente foram necessários alguns cliques no mouse, certo? Pois é, o mouse é hoje um dos dispositivos mais importantes no mundo da informática. Sem ele, navegar na Internet e fazer outras tarefas básicas seria algo, no mínimo, nada prático.


O que muitos não sabem é que o mouse não é tão velho assim. Embora alguns digam que o inventor do dispositivo foi Bill English, foi Douglas Englebart, um pesquisador da Universidade de Standford, que patenteou a invenção em 1970. A mesma foi batizada como “XY Position Indicator For A Display System”. O mouse era constituído por uma caixa de madeira relativamente grande, com apenas um botão. Nesta época, o dispositivo foi pouco difundido, justamente em razão da falta de necessidade, já que praticamente todos os computadores utilizavam apenas comandos por textos.



O mouse ganhou uma maior popularidade a partir de 1984, ano em que a Apple introduziu o uso do dispositivo em seu computador, o Macintosh. Mesmo assim, Douglas Englebart preferiu vender a patente do mouse por 10 mil dólares alguns anos depois, quantia que seria facilmente superada se o pesquisador houvesse mantido a patente.



O uso dos mouses só se tornou mais concreto a partir da criação do Windows, da Microsoft, uma vez que a empresa já estudava conceitos de interface gráfica. Desta forma, navegar na Internet, por exemplo, se tornaria algo praticamente impossível sem o uso da ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário