De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Curiosidade - Doença Mental Em Crianças: 11 Sinais de Alerta

criança

A lista

Para ajudar pais e crianças com transtornos mentais não diagnosticados, pesquisadores lançaram uma lista de 11 sinais fáceis de reconhecer que podem ser usados como um alerta pelos pais e outras pessoas da comunidade. A lista se destina a preencher uma lacuna entre o número de crianças que sofrem de doenças mentais e aquelas que recebem tratamento para essas doenças. Com ela, os pesquisadores esperam que os pais distingam entre comportamentos normais da infância e verdadeiros sinais de doença mental.

Entre os sinais, estão sentir-se triste ou “se fechar” por duas semanas ou mais, o que pode indicar depressão, e medos intensos ou preocupações que atrapalham atividades diárias, o que pode indicar um distúrbio de ansiedade. Estudos demonstram que os sintomas de três entre quatro crianças com distúrbios mentais, incluindo déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios alimentares e transtorno bipolar, passam despercebidos e elas não recebem os cuidados de que necessitam.

Pais que perceberem qualquer um desses sinais em seus filhos devem levá-los a um pediatra ou a um profissional de saúde mental para uma avaliação. A identificação de um transtorno psiquiátrico no início da vida permite que as crianças recebam tratamento mais cedo, o que irá torná-lo mais eficaz.

A lista foi criada por um comitê que baseou-se em vários estudos de saúde mental, envolvendo mais de 6.000 crianças. Os sintomas da lista podem identificar a maioria das crianças com distúrbios mentais.

Os 11 sinais de alerta




1. Sentir-se muito triste ou “se fechar” por duas ou mais semanas;2. Tentar se ferir ou se matar, ou fazer planos para isso;

3. Medo súbito esmagador sem razão, às vezes com coração

4. Envolver-se em brigas, usando arma, ou querer ferir outros;

5. Comportamento fora de controle grave, que pode chegar ao ponto de machucar a si mesma ou outras pessoas;

6. Não comer, vomitar ou usar laxantes para perder peso;

7. Preocupações ou medos intensos que atrapalham atividades diárias;

8. Extrema dificuldade em concentrar-se ou permanecer quieto;

9. Uso de drogas ou álcool;

10. Mau humor que causa problemas em suas relações;

11. Mudanças drásticas no comportamento ou personalidade.

Conclusão

Esses sinais formam um perfil e não são em si diagnósticos específicos. Para isso, os pais devem procurar ajuda de um profissional de saúde. Para evitar o alarme de pais, que podem diagnosticar transtornos mentais onde eles não existem, os pesquisadores projetaram a lista para ser conservadora. Ou seja, estes sinais não serão evidentes em todas as crianças que têm um distúrbio de saúde mental. Dos 15% dos jovens que se estima que tenham doença mental, os perfis vão identificar cerca de 8%

Nenhum comentário:

Postar um comentário