De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Curiosidade - Computador: Uma Breve História

ft1
 
Um computador é um grupo de artifícios eletrônicos que realizam o tratamento automático de informações e processamento de dados. Os computadores são de suma importância para o mundo hoje em dia, pois fazem muitas coisas com uma grande velocidade e precisão, coisa que o homem jamais conseguiria sem eles.
 
 

Em épocas antigas, diversos inventos foram desenvolvidos para fazer cálculos, como o ábaco, por exemplo.



Porém, o patriarca dos computadores foi criado na década de 40 e era irreconhecível nos dias de hoje, pois pesava 30 toneladas, possuía aproximadamente 18.000 válvulas, realizava 5.000 contas por segundo e ocupava uma sala inteira!



Os inconvenientes relacionados ao grande espaço ocupado pelo computador foram minimizados na década de 50, graças ao descobrimento do chip, uma peça de silício pequena que reunia os componentes elétricos, formando um sistema completo.



Nos anos 60, a IBM, uma das precursoras na fabricação de computadores, lançou o seu “Sistema/360”, com nove processadores de meia polegada cada um. Depois disso, várias empresas também criaram seus sistemas e o uso empresarial e científico dos computadores ganhou enorme força no final daquela década.



Para possibilitar a entrada dos computadores nos lares, já que ainda ocupavam espaços físicos relativamente grandes, a Intel deu o pontapé inicial em 1971. A empresa inventou o primeiro microprocessador, o “4004”, capaz de trabalhar com 60.000 informações por segundo. Com os avanços do uso dos microprocessadores, os computadores domésticos entraram no mercado a partir da década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário