De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mensagem de Reflexão - O bispo e seus dois filhos

A herança do homem de Deus não está em bens materiais e facilidades


Por Marcelo Crivella/Fotos: Thinkstock           
redacao@arcauniversal.com


Há muitos anos, conheci um bispo muito importante, que tinha dois filhos. Ao mais jovem ele amava muito; o mais velho, este ele desprezava.

O bispo era um homem de muitos conhecimentos e vasta experiência. Suas mensagens fortaleciam o coração, educavam a alma e despertavam a fé. Não era à toa que sua congregação crescia mais que todas as outras. Sua direção era segura e não havia nenhuma dúvida de que Deus era com ele.

Os dois filhos frequentavam assiduamente os cultos na igreja, e ambos se fortaleciam no conhecimento da Palavra de Deus e no exemplo de seu pai.

Com o passar dos anos, o mais velho se tornou homem e manifestou o desejo de seguir as pegadas do pai, dedicando a vida à conquista das almas perdidas.

Seu pai, porém, que amava ao filho mais jovem e sonhava deixar-lhe a liderança de sua congregação, esquivava-se de atender ao desejo de seu filho mais velho, sempre lhe dizendo que deveria aguardar uma confirmação de Deus, e que ainda havia muito para aprender antes de tomar uma decisão tão importante.

O rapaz, muito sincero de coração, tendo a alma ardendo do desejo de pregar o Evangelho, sentindo-se rejeitado pelo pai, que tanto amava e admirava, viu-se obrigado a deixar aquela congregação e partir em busca dos perdidos, sem qualquer apoio de seu pai.

O bispo não ligou, pois tinha seu coração no filho mais jovem. Este, um rapaz vistoso e muito inteligente, também cresceu e manifestou o desejo de seguir o caminho do pai.

O velho bispo via, assim, seu sonho se concretizar!

Ao filho mais jovem, que tanto amava, logo consagrou pastor e deu-lhe as mais importantes tarefas e a mais alta autoridade. Logo o jovem pastor se tornou o líder da maior igreja da congregação, a sede, e a ele todos os demais deveriam obedecer.

Ao mesmo tempo, o filho mais velho, sem poder contar com qualquer apoio de seu pai, encontrou as mais severas adversidades e dificuldades.

Sendo um verdadeiro homem de Deus, trabalhou incansavelmente, dia após dia, e o próprio Deus o honrou e fez surgir uma congregação muito maior que aquela de seu pai.

O bispo veio a falecer, porém não antes de ver o erro que havia cometido.

Seu filho mais jovem tinha recebido as melhores instruções, porém seu pai poupou-lhe as dificuldades, as provações e os rigores, os quais formam a temperança do caráter do homem de Deus.

O jovem não teve forças para manter a congregação unida, e todo o grande trabalho de seu pai se dividiu e enfraqueceu.

Muitas vezes mais forte, o trabalho do filho mais velho, aquele que o pai desprezara, surgiu e cresceu, alcançando todo o mundo.

O velho bispo fez a escolha errada, porém Deus fez a escolha certa. E o desprezo que deu ao filho mais velho acabou por ser, na verdade, o que Deus mais precisava para fazer dele um verdadeiro bispo.

Ora, a herança de um homem de Deus não consiste em bens materiais e facilidades que possa arranjar para seus filhos dentro do ministério.

Se Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, e ainda sendo Filho do grande Deus Altíssimo fomos provados, perseguidos, injustiçados e então vitoriosos, quanto mais nós. Cada um de nós deve, individualmente, matar seu leão e conquistar sua vitória através da própria fé em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário