De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

domingo, 10 de junho de 2012

Curiosidade - Por que piscamos?


A maioria nunca pensou ou contou quantas piscadelas deu em um dia

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock
michele.roza@arcauniversal.com

Quantas vezes você piscou hoje? A maioria das pessoas nunca parou para pensar nisso ou contar quantas piscadelas deu em um dia, e sabe por quê? Porque piscar é um ato involuntário. Piscamos aproximadamente 15 ou 20 vezes por minuto, sem perceber.

Piscar mantém nossos olhos saudáveis. A glândula lacrimal (disposta internamente em uma das laterais superiores dos nossos olhos) produz um liquido lubrificante. A pálpebra o conduz para dentro do olho. Piscamos várias vezes ao dia para distribuirmos esse líquido por toda a superfície ocular.

O ato involuntário também protege os olhos contra a invasão de pequenos corpos estranhos. Se um cílio cai dentro do olho, irrita a região ocular e a tendência é que pisquemos. Quando isso acontece, a glândula lacrimal fornece lágrimas extras para lavar a impureza.

Quando piscamos diante de um reflexo de luz solar, por exemplo, também estamos protegendo o globo ocular de agentes como a poeira, preservando a integridade da visão. A secreção lacrimal também ajuda a limpar a córnea.

Síndrome do Olho Seco

Algumas síndromes oculares “modernas” são provenientes da escassez de piscadelas que damos por hora durante o dia. Quem fica muito em frente a televisão ou ao computador tende a sofrer de “síndrome do olho seco”, pois a luminosidade desses aparelhos causa a evaporação do líquido lacrimal, ocasionando a tensão dos músculos dos olhos. Você para de piscar e nem percebe, e quem não pisca, não lubrifica os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário