De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dica de Sáude - Mau Hálito: Seus Hábitos Favorecem?

Uso de enxaguantes, doenças e até a respiração interferem no cheiro da boca.

Tão constrangedor quanto informar alguém sobre seu mau hálito, é receber a notícia de que está difícil sentir o cheiro que sai da sua boca. Segundo o dentista Maurício Duarte da Conceição, especialista no tratamento da halitose, é muito comum as pessoas não conseguirem identificar o problema nelas próprias. "Se o problema for constante, ocorre o que chamamos de fadiga olfatória: o nariz se acostuma ao cheiro e deixa de percebê-lo como inconveniente", explica o especialista. O problema acontece, por exemplo, com quem tem mania de abusar do perfume ou preferir os frascos mais fortes - enquanto as pessoas ao redor estão morrendo de dor de cabeça, quem passou o perfume mal se dá conta do cheiro.

O problema da halitose, entretanto, vai muito além do que pode ser constatado externamente e pode indicar que o organismo não está funcionando como deveria. Por isso, hoje, no Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito, vamos levar até você algumas dicas para combater esse inconveniente.

Mau hálito tem cura? Veja como controlar o mau hálito
Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito.

As causas variam e entre elas podem estar certos alimentos, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, a má higiene bucal, doenças periodontais, o diabetes, a sensação de boca seca, infecções dos seios (maxilares/paranasais), da garganta e do pulmão, e também o abscesso pulmonar, insuficiência renal ou hepática, problemas gastrintestinais e um regime alimentar severo.

Tratamento do mau hálito
É importante fazer uma higiene bucal completa, em casa, três vezes por dia, escovando os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, usar o fio dental para remover restos alimentares e a placa bacteriana dos dentes e próteses e escovar a língua para eliminar as bactérias causadoras do mau hálito.

Um estudo publicado mostra que a escovação dos dentes e da língua, combinada com o uso do fio dental, diminui significativamente o sangramento do tecido gengival em um período de duas semanas, além de reduzir também o mau hálito.


Saiba Mais



Outro estudo clínico realizado pelos pesquisadores da área odontológica da Universidade de Buffalo confirmou que a escovação dos dentes e da língua, duas vezes ao dia, com um creme dental antibacteriano com flúor, combinada com o uso do fio dental, pode eliminar o mau hálito (2).

A limpeza da língua é fundamental para manter o hálito fresco A limpeza da língua é muito importante. Você pode comprar uma escova dental Colgate 360 com limpador de língua para manter a higiene bucal. Depois de escovar os dentes com um creme dental antibacteriano com flúor, vire a escova e coloque o limpador de língua, localizado no dorso da cabeça da escova, na parte posterior da língua, puxando-o para a frente. Depois de raspar uma porção da língua, enxágue a boca com água para remover as bactérias causadoras do mau hálito. Em seguida, repita a operação na porção adjacente da língua.

Mal hálito
Antes de escolher os produtos de higiene bucal que ajudam a eliminar a placa bacteriana e as bactérias causadoras do mau hálito, consulte seu dentista e reveja as técnicas a serem utilizadas em casa.

Além disso, pergunte ao dentista quais produtos de higiene bucal você poderia usar para ajudar a combater o mau hálito (creme dental antibacteriano com fluor, enxaguante bucal, raspadores de língua e escovas interdentais).

O segredo de uma boca limpa e saudável é a higiene bucal feita em casa regularmente de acordo com as instruções e recomendações do dentista.

Referências: 1. Biesbrock, A, et al. Assessment of Treatment Responses to Dental Flossing in Twins., J Perio 77(8):1386-1391, 2006. 2. University of Buffalo (Peter Moses, Betsey Clark, Violet Maraszthy, Joseph Zambon, (University of Buffalo), P.K. Sreenivasan (Colgate), Abstract presented at 2008 AADR Meeting. Copyright 2010 Colgate-Palmolive Company 

Nenhum comentário:

Postar um comentário