De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mensagem de Reflexão - Dia do Solteiro

Saiba como lidar com a solidão para viver melhor
Abandono, desamparo, angústia e até mesmo desespero são alguns dos sentimentos que vêm à tona quando se fala ou se está na solidão, o que é, para muitos, um fator determinante para os estados de melancolia e de depressão.


Mas quem disse que a solidão anda lado a lado com a tristeza?

Com respeito e atenção ao trocadilho ? ainda não percebeu ou não conseguiu analisar os benefícios e as vantagens que o sentimento pode causar em nossas vidas.

Afinal, o que seriam dos poetas, dos escritores, dos romancistas, dos músicos e dos dramaturgos sem esse sentimento que já serviu de tema para obras inesquecíveis e memoráveis?

O que seriam dos independentes e dos individualistas que lutam por suas próprias escolhas?
Enfim, o que seriam de nós mesmos se fôssemos incapazes em ser - sozinhos ? donos das nossas próprias vidas? Há muito mais por trás da solidão do que podemos imaginar.


ESTOU SOZINHO, E AGORA?
Quem já não passou por momentos de solidão? Perda de um grande amor, briga com amigos, decepção com os colegas de trabalho, mudança de cidade, perda financeira, ver-se com mais de 35 anos sem ninguém...

Enfim, são várias as ocasiões que podem desencadear esse sentimento.

O parapsicólogo clínico e palestrante motivacional, Geninho Goes - único especialista em paixão e auto-estima, e que ficou conhecido nacionalmente por organizar eventos para o público single - explica que a solidão se manifesta em nossas vidas e nos atinge dependendo da maneira que lidamos com ela e do estilo de vida que nos propomos a adotar.

Existem pessoas que afirmam necessitar do amparo de outras para se sentirem firmes, fortes e seguras, caso contrário, tudo perde o sentido.

E quando isso não acontece, os sintomas são bem parecidos. A maioria recorre aos excessos: trabalho em excesso, malhação em excesso, comida em excesso, bebidas em excesso, cigarros em excesso, choro em excesso... Isso, de acordo com Geninho, gera um desequilíbrio nos setores da vida fundamentais para se viver bem e feliz, que ele chama de: OITO SAÚDES, que merecem atenção para evitar ?altos e baixos? emocionais.
Há, por outro lado, aqueles que simplesmente aceitam a tal solidão e que encaram o sentimento de uma maneira mais otimista, que buscam dentro do seu ?eu? razões para serem ainda mais felizes, para transpor desafios, para ousar e para viver ainda mais intensamente.

Conforme pesquisa realizada por Geninho Goes, 76% das pessoas solteiras declaram estar nessa condição por situação e 24% por decisão própria.


É claro que em um momento delicado da vida - um daqueles que olhamos ao redor e nos vemos a sós - não é tão simples ligar o som em alto volume e ouvir I Fell Good com um sorriso estampado no rosto. Também não é assim...

Mas o especialista aconselha que cuidar de si mesmo é o primeiro passo para aprender com a solidão e, consequentemente, livrar-se dela. Dicas: Fazer uma tão sonhada viagem, ajudar pessoas carentes, dar presentes a si mesmo, realizar um curso novo e aperfeiçoar conhecimentos, meditar, sair, dançar, ler e assistir filmes. Tudo de sua absoluta escolha e preferência - são algumas das opções para se fazer com você mesmo e aproveitar ao máximo esses brilhantes momentos a sós.


Estes, que conseguem admitir e se orgulhar de fazerem parte da turma do eu estou sozinho tornam-se caçadores de oportunidades, os grandes protagonistas de suas vidas e donos dos seus mundos.

Segundo o especialista, isso não quer dizer que não existem vantagens, e muitas - de se ter um companheiro (a), amigos e conselheiros nos setores profissional e pessoal.

A questão é: todos em vários momentos nos deparamos ou precisamos da solidão e evitá-la é negar a nossa própria existência, explica. Geninho diz ainda que é preciso evocá-la algumas vezes, já que ainda temos muito a aprender com ela.

A solidão nos ensina a encontrar nossas próprias vontades, a expressar nossos sentimentos, a atingir nossos objetivos com autenticidade e auxilia na condução de nossas vidas que, diga-se de passagem, pertencem a nós mesmos e a mais ninguém, afirma.
Somos inteiros, ninguém é metade precisando de outra metade. É bem verdade que as pessoas se complementam com suas diferenças, mas estar só não é motivo de desespero, conclui Geninho.


Nesses princípios, há de nos rendermos aos pensamentos do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) que disse que a solidão é a condição de todo o ser humano. Afinal, nascemos sozinhos e somos os únicos responsáveis pelas nossas vidas, ou não... É tudo uma questão de interpretação e de atitude.

DICA DE GENINHO GOES PARA O DIA DO SOLTEIRO
Neste dia do solteiro, lembre-se que solteiro é apenas um estado civil e que casamento não é ?seguro-felicidade? para ninguém. Afinal, melhor um solteiro feliz que um casado arrependido. Se ser solteiro é motivo de incômodo, se você tem medo de ficar para titia, de ser chamada de encalhada, então - no dia 15 de agosto - lembre-se que, acima de tudo, você está viva e, se ainda não encontrou um grande amor, é porque algo muito melhor está sendo reservado a você. Enquanto isso não acontece, apaixone-se por você, cuide-se com carinho, com respeito e com admiração, compre um presente e, por favor: pára com essa idéia de buscar alguém especial e passe ser VOCÊ a pessoa especial. Geninho Goes.
GENINHO GOES -  parapsicólogo clinico e palestrante nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário