De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Curiosidades da Noite - O Abominável Homem das Neves e Bonecas Barbie

Existiu o abominável homem das neves?
Os jornais deixaram de falar sobre Ieti, o "abominável homem das neves", porque se descobriu que era uma fraude montada pelos sherpas, nativos que vivem no sopé do Everest. A não ser eles, não há quem tenha visto o tal monstro branco e peludo. Os sherpas vivem do turismo, e por isso criaram a lenda assustadora, estratégia usada diversas vezes, diga-se de passagem, na história da humanidade. Para alimentar o mito, vendem - a bom preço - como sendo do homem das neves, pedaços de pele do urso azul, animal nativo da região.

Bonecas Barbie enfileiradas dariam sete voltas na Terra
A famosa boneca Barbie, lançada em 1959, foi criada por Ruth Handler, uma das fundadoras da Mattel. A nome do brinquedo milhonário é uma homenagem à filha de Handler, Barbara, que a inspirou a criá-la quando brincava com bonecas adultas de papel. Desde seu lançamento, a coleção de bonecas já teve mais de um bilhão de unidades vendidas, número tão gigantesco que se elas fossem colocadas em fila, com os pés de uma sobre a cabeça da outra, elas dariam mais de sete voltas ao redor da Terra.

Eleonor Thorton, o símbolo da Rolls Royce
A imagem da "mulher voadora" colocada sobre os capôs da Rolls Royce são hoje sua marca registrada. A primeira dessas estatuetas, conhecidas como Spirit of Ecstasy (espírito de êxtase), foi encomendada por lorde de Montagu, assim que recebeu seu carro feito a mão, em 1911. A modelo foi sua secretária, Eleonor Thorton, por quem o nobre tinha explícita admiração. O escultor Charles Sykes foi quem recebeu a tarefa do lorde para fazer uma escultura que representasse a amada sentindo o vento e a "música" do motor de sua nova máquina. Akyes cedeu os direitos de cópia à Rolls Royce, com a condição de que ele fosse o único a produzir as peças. Somente em 1939 a obra virou equipamento padrão da fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário