De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dica se Saúde - Remédio Para Parar de Fumar Pode Causar Doença

Remédio para parar de fumar pode causar doença cardíaca
Comentários
3
Remédio anti-fumo pode aumentar chances de doenças cardíacas. Foto: Getty Images Medicamento anti-fumo pode aumentar em mais de 70% chances de doenças cardíacas

Cientistas da John Hopkins School of Medicine, dos Estados Unidos, publicaram um novo estudo sobre a droga Champix, usada no tratamento anti-fumo, no periódico médico Canadian Medical Association Journal, onde sugerem que o medicamento está associado ao aumento de 72% do risco de sofrer derrames e ataques cardíacos.
O remédio foi lançado na Austrália em 2007 e tem sido motivo de diversas controvérsias, visto que também aumentaria os efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos. Dr. Sonal Singh, co-autor da pesquisa, disse que é um paradoxo: "tomamos remédios para reduzir o risco cardíaco e parece que estamos fazendo é justamente o oposto, porque entre os fumantes com e sem doenças cardíacas, notamos um aumento substancial na chance de desenvolver os problemas coronarianos com o uso do Champix e isso deve ser levado em consideração". Segundo o médico, os riscos persistem até, pelo menos, um ano após o fim do tratamento com o remédio.
"Não queremos que as pessoas achem que fumar é melhor, mas sabemos que se torna ainda mais difícil quando o propósito da cura do vício é reduzir o risco cardíaco e a droga mais usada no mundo para isso colabora exatamente para o oposto. Não posso nem dizer aos meus pacientes que o risco diminui após um ano do fim do tratamento porque não há estudos tão longos sobre o remédio", contou Singh.
Apesar dos riscos, o professor Garry Jennings, do Instituto de Diabetes e Coração dos Estados Unidos decidiu continuar com o uso da droga. "Dentre todos os medicamentos, este é provavelmente o mais eficaz, mas não significa que funcione com todos", justificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário