De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dica se Saúde - Mitos e Lendas Podem Aumentar Casos de Câncer em Homens

Mitos e lendas podem aumentar
casos de câncer em homens

Imaginário da população atrapalha cuidado e prevenção das doenças

Levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo apontou entre os homens um quadro preocupante de desinformação nos principais questionamentos e mitos populares sobre a incidência e o diagnóstico de tumores malignos no rim, bexiga, próstata, uretra e pênis.
O órgão, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, indicou que a população masculina ainda não sabe detalhes sobre cuidado e prevenção destas enfermidades – o que pode explicar a incidência quase três vezes maior de câncer em relação ao público feminino.
Como alguns dos mitos populares apontados pelo estudo, estão: a relação equivocada de masturbação e o desenvolvimento de tumores urológicos; o fato de se segurar a urina por um longo tempo; o ato de fumar – quase sempre relacionado aos pulmões –; a impotência como resultado de uma cirurgia na próstata; falta de higiene não relacionada ao câncer; a juventude e a preocupação que deve se agravar apenas quando surgirem sintomas.
De acordo com Marcos Dall’Oglio, urologista do ICESP, perguntas simples como “segurar a urina dá câncer” precisam ser esclarecidas para desmistificar estes questionamentos tão comuns.

- O paciente precisa saber quais são os fatores e os comportamentos de risco para o desenvolvimento de cânceres urológicos. Somente a boa informação ajudará a reduzir o número de pacientes que chegam tardiamente ao consultório em busca de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário