De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Triptofano: Saiba o que é

O L-triptofano, um dos aminoácidos essenciais da alimentação humana, voltou a ser autorizado sob a forma de suplemento nutricional após cerca de 15 anos de interdição na Europa.


Em 1990, após um único lote contaminado de triptofano proveniente de um único fabricante japonês ter provocado o aparecimento de casos de uma doença mortal, a sua utilização em suplementos nutricionais foi proibida.
Simultaneamente, a sua utilização em medicamentos, leites para bebés e produtos para a alimentação parentérica quase não foi interrompida. De salientar que na altura desta proibição acontecia o lançamento do Prozac.

Precursor da serotonina, da melatonina e da niacina, o triptofano tem uma importância vital. Descoberto em 1901, é utilizado há várias dezenas de anos para aliviar a depressão, promover o sono ou ajudar a perder peso. Inúmeros estudos mostraram o interesse e a eficácia do triptofano nomeadamente:

- para aumentar as concentrações de serotonina. Esta desempenha um papel fundamental em múltiplas funções do organismo e, em particular, na depressão, na ansiedade, no humor e no controlo do apetite. Por outro lado, não sendo a serotonina capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica quando os seus níveis são insuficientes, apenas uma toma de suplemento em triptofano ou em 5-HTP, os seus dois precursores, permite elevar esses níveis de forma eficaz;


- quando estão stressadas, deprimidas ou ansiosas, muitas pessoas consomem grandes quantidades de hidratos de carbono. Este mau hábito tem como consequências um aumento da serotonina cerebral e uma sensação temporária de bem-estar e de segurança, mas também um aumento das gorduras armazenadas. A toma de suplemento de triptofano melhora o estado psicológico sem causar um aumento das gorduras armazenadas;

- os primeiros estudos que utilizaram o triptofano para influenciar o humor datam dos anos cinquenta. Em sujeitos que sofriam de depressão ligeira a moderada, a toma de um suplemento de triptofano revelou-se eficaz e sem efeitos secundários;

- o triptofano, associado ou não a uma fototerapia, é igualmente um tratamento eficaz para a desordem afectiva sazonal;
em caso de insónia ligeira, o triptofano promove o sono e melhora a qualidade desse sono.

O L-triptofano e o 5-HTP são metabolizados em serotonina seguindo a mesma via metabólica. Apesar disso, algumas pessoas reagem melhor a um suplemento de L-triptofano do que de 5-HTP. Tal pode ter várias explicações:
    - com um suplemento de L-triptofano, o organismo conserva o controlo da quantidade de serotonina produzida graças à enzima L-triptofano hidroxilase;

    - com o 5-HTP, a produção de serotonina não é regulada, podendo uma parte entrar no intestino e provocar náuseas. Por outro lado, como a serotonina não atravessa a barreira hemato-encefálica, a parte que se encontra fora do cérebro não será capaz de aí penetrar;


    - em determinados sujeitos, determinadas doenças e, entre outras, uma depressão grave, podem bloquear a passagem do 5-HTP através da barreira hemato-encefálica, o que não acontece com o L-triptofano;


    - finalmente, o L-triptofano é um aminoácido essencial indispensável para o bom funcionamento do organismo e, nomeadamente, para a produção de niacina.

    Alimentos ricos em triptofano


     
    O triptofano é a substância que proporciona a sensação de bem estar e auxilia no combate à depressão. Alguns alimentos ricos em triptofano são:
     
    • Leite e iogurte desnatado,
    • Queijo branco,
    • Nozes, castanha, soja
    • Banana, abacate
    • Arroz, batata,
    • Feijão, lentilha,
    • Legumes,
    • Mel
     
    Esses alimentos devem ser consumidos diariamente e de preferência na parte da manhã para que o seu efeito possa ser sentido durante o dia
     
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Precursor da serotonina, da melatonina e da niacina, o triptofano tem uma importância vital. Descoberto em 1901, é utilizado há várias dezenas de anos para aliviar a depressão, promover o sono ou ajudar a perder peso.



Inúmeros estudos mostraram o interesse e a eficácia do triptofano, nomeadamente: para aumentar as concentrações de serotonina. Esta desempenha um papel fundamental em múltiplas funções do organismo e, em particular, na depressão, na ansiedade, no humor e no controlo do apetite. Por outro lado, não sendo a serotonina capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica quando os seus níveis são insuficientes, apenas uma toma de suplemento em triptofano ou em 5-HTP, os seus dois precursores, permite elevar esses níveis de forma eficaz; quando estão stressadas, deprimidas ou ansiosas, muitas pessoas consomem grandes quantidades de hidratos de carbono, esse mau hábito tem como consequências um aumento da serotonina cerebral e uma sensação temporária de bem-estar e de segurança, mas também um aumento das gorduras armazenadas.
 
A toma de suplemento de triptofano melhora o estado psicológico sem causar um aumento das gorduras armazenadas; os primeiros estudos que utilizaram o triptofano para influenciar o humor datam dos anos cinquenta.



Em sujeitos que sofriam de depressão ligeira a moderada, a toma de um suplemento de triptofano revelou-se eficaz e sem efeitos secundários; o triptofano, associado ou não a uma fototerapia, é igualmente um tratamento eficaz para a desordem afectiva sazonal; em caso de insónia ligeira, o triptofano promove o sono e melhora a qualidade desse sono.



O L-triptofano e o 5-HTP são metabolizados em serotonina seguindo a mesma via metabólica, apesar disso, algumas pessoas reagem melhor a um suplemento de L-triptofano do que de 5-HTP, isso pode ter várias explicações: com um suplemento de L-triptofano, o organismo conserva o controlo da quantidade de serotonina produzida graças à enzima L-triptofano hidroxilase; com o 5-HTP, a produção de serotonina não é regulada, podendo uma parte entrar no intestino e provocar náuseas, por outro lado, como a serotonina não atravessa a barreira hemato-encefálica, a parte que se encontra fora do cérebro não será capaz de aí penetrar; em determinados sujeitos, determinadas doenças e, entre outras, uma depressão grave, podem bloquear a passagem do 5-HTP através da barreira hemato-encefálica, o que não acontece com o L-triptofano; finalmente, o L-triptofano é um aminoácido essencial indispensável para o bom funcionamento do organismo e, nomeadamente, para a produção de niacina (vitB3).



SUGESTÃO DE FÓRMULA



L-Triptofano.......................250mg
Fenilalanina.......................250mg
Nicotinamida........................10mg
Ácido pantotênico................10mg



Posologia: Tomar 1 capsula à noite.



"NÃO TOME NENHUM MEDICAMENTO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA". ESTE ARTIGO É MERAMENTE INFORMATIVO SEM INTENÇÃO DE DIAGNÓSTICO, PROCURE SEMPRE UM MÉDICO.



Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/insonia/
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?633
Fonte: http://www.fredericoporto.com.br/artigos/insonia.pdf
Fonte: Desenvolvimento interno

Nenhum comentário:

Postar um comentário