De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica de Saúde - 8 idéias para aliviar a dor de garganta

Sucos, chás e balas aliviam o incômodo causado por uma infecção ou inflamação. 

Quando a dor de garganta ataca, o desconforto é imediato. O problema pode ser decorrência de um processo inflamatório ou infeccioso e o ideal é consultar um médico para fazer o tratamento com antibióticos e analgésicos.

Há algumas alternativas práticas que também ajudam a amenizar a sensação ruim, mas que - vale lembrar - não servem para curar a irritação, e sim para amenizar por alguns minutos o incômodo. Saiba quais são:


 Própolis

1. Própolis:
Também tem ação antibacteriana e anestésica. Ele tira a sensibilidade da região, deixando-a amortecida durante a ação da substância. A própolis para uso oral deve ser preparada sempre por laboratório e apresenta-se usualmente na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas. A substância jamais deve ser manipulada em casa.


Gengibre

2. Gengibre:
Com ação antibacteriana, a planta alivia a coceira na garganta e deixa um ardor refrescante. Aproveite para mastigar pedacinhos ou beber o chá desta raiz forte. O preparo do chá: deixe raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescente água. Lever o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.
 
 
água 

3. Tomar muita água:
A água é a melhor amiga da garganta e do organismo. Deixa as cordas vocais hidratadas e impede que elas fiquem expostas ao ressecamento. Consuma, mesmo se não estiver com muita sede.


Chá de alho
 
4. Chá de alho:
Ele fortalece o sistema imunológico, favorecendo na recuperação da infecção.


Sucos cítricos 

5. Sucos cítricos:
Os sucos de laranja e limão removem as impurezas do trato vocal, aliviando tosses e coceiras.


Maça

6. Maçã:
É um dos remédios naturais mais eficientes para limpar a garganta e aliviar o incômodo. Ela limpa as cordas vocais, agindo como uma borrachinha que retira as impurezas da garganta.


Menta
 
7. Menta:
Ela causa frescor e aparente alívio da respiração. É muito refrescante e deixa a respiração e a garganta livres e sem irritações, porém, o efeito é passageiro. Se for uma bala, por exemplo, o efeito dura poucos minutos, após ela dissolver na boca.



 Gargarejo

8. Gargarejo de água morna, sal e vinagre:
O calor da água dilata os vasos e facilita a circulação do sangue na região, contribuindo assim para diminuir a inflamação. Além disso, juntos, eles têm ação antisséptico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário