De Segunda à Sábado das 20:00 às 23:00 horas.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dica de Saúde - Problemas de saúde relacionados aos sintomas da fibromialgia


Mulheres correspondem a 80% dos casos da doença




A síndrome crônica da fibromialgia causa muitas dores pelo corpo de um indivíduo, devido às deficiências do sistema neurológico. No Brasil, alguns estudos falam a favor de uma prevalência em torno de 10% da população e salientam a influência de fatores socioeconômicos no aparecimento da doença.

Com base em pesquisas internacionais, a incidência da fibromialgia é de 1% a 5% na população em geral. Mas, quem sofre mais com a doença são as mulheres. Elas correspondem a 80% dos casos.

Abaixo, segue uma lista com 7 problemas de saúde recorrentes dos sintomas da fibromialgia, segundo o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti.

Enxaqueca

Um número significativo de pessoas com fibromialgia também relata ter enxaquecas ou dores de cabeça tensionais. A causa é um distúrbio no cérebro que afeta a produção de substâncias químicas (serotonina e noradrenalina) que desempenham um papel importante na causa dos sintomas e da doença. Antidepressivos que atuam sobre essas substâncias podem aliviar as dores.

Doenças autoimunes
Algumas pesquisas sugerem que doenças inflamatórias autoimunes, como, por exemplo, a artrite reumatoide, podem de alguma forma aumentar o risco para a fibromialgia. Até um quarto dessas pessoas apresentam os sintomas.

Pernas inquietas

Insônia e outros problemas do sono são muito comuns nesses pacientes. A Síndrome das Pernas Inquietas, que é o impulso irresistível de mover as pernas quando em repouso, pode ser até 11 vezes mais comum em pessoas com fibromialgia do que naquelas que não apresentam a doença.

Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é marcada por cólicas abdominais e crises de constipação e/ou diarreia. Entre os que procuram atendimento médico, a maioria são mulheres, geralmente no final da adolescência e antes dos 30 anos. Entre 30% e 70% das pessoas com fibromialgia também apresentam essa síndrome.

Dor pélvica

Pessoas com fibromialgia são mais propensas a relatar dor pélvica, irritabilidade na bexiga e cólicas menstruais. Alguns dos medicamentos que aliviam os sintomas da fibromialgia também podem aliviar essas dores.

Depressão e ansiedade

Mais da metade das pessoas com a doença também tem problemas mentais ou emocionais, como depressão e ansiedade, em algum momento de suas vidas. O déficit de serotonina e norepinefrina está envolvido em ambos os transtornos, de humor e dor.

Obesidade

Muitas pessoas com fibromialgia levam uma vida sedentária, devido à dor crônica, e a falta de atividade física regular aumenta o risco de sobrepeso ou obesidade. Ao mesmo tempo, estar acima do peso ou obeso provoca mais estresse mecânico sobre as articulações, o que pode causar mais dor e, por fim, agravar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário